Lácteos levam ministro à Argentina

Leia em 2min 10s

O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, vai pessoalmente à Argentina ajudar nas negociações das cotas de importação de lácteos. Segundo ele, a situação tem evoluído nas últimas semanas. Na contramão, segmentos ligados ao mercado produtor brasileiro reclamam de "inundação" de produtos dos vizinhos e pedem uma "rápida" resolução do problema. Segundo o Ministério da Agricultura, as importações de lácteos da Argentina e do Uruguai cresceram 185% de agosto de 2010 a agosto deste ano.

De acordo com o ministro, existem várias questões sendo articuladas. "Eu autorizei o Ministério das Relações Exteriores e o secretário de Relações Internacionais do Agronegócio [do Ministério da Agricultura], Célio Porto, a negociar minha ida a Buenos Aires. Também conversei com outros ministros na reunião da Câmara de Comércio Exterior [Camex] sobre o assunto", afirma Mendes Ribeiro. "Nós temos uma política de boa vizinhança".

No próximo dia 28, em Buenos Aires, representantes do setor privado do Brasil e da Argentina e membros dos governos dos dois países farão a terceira reunião para discutir a renovação do acordo de limitação voluntária das exportações de leite argentino para o mercado brasileiro. Representantes do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento e Indústria, das Relações Exteriores e do Desenvolvimento Agrário estarão presentes.

A intenção do Ministério da Agricultura é que haja um fluxo regular de oferta da matéria-prima, sem "surtos" de importação. Desse modo, segundo o diretor de assuntos comerciais da secretaria de Relações Internacionais, Benedito Rosa do Espírito Santo, a indústria brasileira não terá problemas de suprimento, nem terá o setor produtivo nacional desestruturado.

O acordo comercial firmado entre os setores privados dos dois países, no ano passado, com o aval dos governos, expirou em abril deste ano. O pacto limitava as importações de leite em pó argentino a 3.300 toneladas por mês. De lá para cá, a Agricultura tem renovado o acordo a cada dois meses enquanto estuda resolução mais duradoura. Agora, o setor privado está incomodado devido ao forte aumento dos volumes importados. As quantidades até agosto deste ano praticamente se equivalem às mesmas do ano passado inteiro.

O total de importações de leite em pó até agosto atingiu 56 mil toneladas e já superou as 52 mil toneladas do ano passado inteiro. O caso do queijo é semelhante. Foram 21 mil toneladas em 2010, contra 20 mil nos oito primeiros meses deste ano.

Os argentinos pressionam para que o Brasil também assine um acordo nos mesmos moldes com o Uruguai para limitar as exportações para o mercado brasileiro. Os produtores do país alegam que, ao limitar suas vendas, perdem espaço para os uruguaios.


Veículo: Valor Econômico


Veja também

Serviço no estabelecimento eleva receita em 10%

Os supermercadistas estão subindo a receita com vendas aos consumidores, principalmente na prestaçã...

Veja mais
Indústria citrícola acende sinal vermelho no País

A industria citrícola brasileira, que está em um período de estagnação, precisa se re...

Veja mais
Classes D e E aumentam gastos com chuteiras

As vendas de chuteiras de futebol caíram 30,2% no Brasil no primeiro semestre em relação ao mesmo p...

Veja mais
Preços de medicamentos variam 8,7%

Os preços dos dez medicamentos mais vendidos nas drogarias da região têm variação de 8...

Veja mais
Couro em recuperação

Exportações do produto crescem 29% em agosto frente a julho Não são apenas as vendas de carn...

Veja mais
Detalhes fazem a diferença

Garantir lucro com produção de leite requer observação constante das condições...

Veja mais
Farmaconn regionaliza operações no Brasil

Empresa mineira vai construir três centros de distribuição.A Farmaconn, do grupo mineiro Sevenn, rev...

Veja mais
Dona Benta em queda

O preço do trigo no mercado internacional já subiu 18% este ano. Essa variação tem prejudica...

Veja mais
Cencosud acelera expansão no Brasil

Há um agressivo plano de crescimento no Brasil do grupo Cencosud, rede chilena com US$ 12,2 bilhões em ven...

Veja mais