Os supermercadistas estão subindo a receita com vendas aos consumidores, principalmente na prestação de serviços básicos do dia a dia, como lavagem de roupas, drogarias e postos de combustível.
"Isto é tendência em alta, pois há essa necessidade por parte do consumidor, que quer encontrar tudo o que procura num só lugar, aproveitar o uso do seu tempo. Hoje o montante que este nicho de mercado corresponde ao total ganho pelas varejistas não ultrapassa 10%, o que é baixo para o setor, contudo, eles procuram incrementar essas vendas de serviços com foco no entretenimento e a projeção é que o setor corresponda entre 15% e 20% do faturamento total nos próximos cinco anos", afirma o professor do núcleo de varejo da ESPM, Roberto Nascimento Azevedo de Oliveira.
O gerente de postos de combustível dos Postos Extra, Sergio Groba, afirma que o serviço é mais opção para que o cliente tenha segurança ao abastecer o carro e fazer suas compras no mesmo espaço.
Mas o ponto positivo desta tendência é a competitividade nos valores cobrados, que apresenta diferença de 4,86% nos preços dos postos com as bandeiras das varejistas para outros estabelecimentos comerciais.
Nos estabelecimentos com bandeira, o preço atual da gasolina é de R$ 2,47 por litro, enquanto nas redes distintas é de R$ 2,59.
Com o objetivo de reforçar a atenção no quesito qualidade, mesmo com os preços extremamente competitivos, o Grupo Pão de Açúcar, controlador do Extra, tem como fornecedores os maiores do mercado, e para conseguir esses valores utiliza da gama de postos para ter descontos. Atualmente a empresa conta com 77 postos, sendo 55 no Estado de São Paulo.
O presidente do Grupo, Enéas Pestana, afirma que a companhia realiza estudos sobre possíveis fusões no setor supermercadista. Pestana diz que, durante reuniões do conselho, foram apresentados cenários sobre como ficaria a competição no varejo se o Walmart ou o grupo chileno Cencosud arrematassem o Carrefour.
A Coop afirmou que já existem projetos para a abertura de postos de gasolinas da marca, porém ainda não foram aprovados pelos órgãos governamentais.
O Carrefour oferece em suas lojas grande variedade de serviços para maior comodidade de seus clientes. A empresa conta com rede de postos de combustível, drogarias e unidades de serviços digitais. Atualmente, são 93 postos e 74 unidades de serviços digitais. Além disso, as lojas da rede têm área de galerias, onde estão lojas de diversos segmentos.
Veículo: Diário do Grande ABC - SP