Como parte de seu planejamento estratégico de expansão orgânica para os anos de 2012 a 2014, o Grupo Pão de Açúcar prevê a abertura de 30 lojas do modelo de proximidade chamado Extra Fácil. Atualmente o Grupo conta com 70 lojas desse modelo. A rede também projeta a expansão de 30 unidades do modelo de hipermercado e mais 30 supermercados.
Segundo o vice-presidente de Relações Corporativas da companhia, Hugo Bethlem, esse modelo de lojas vem apresentando crescimento de vendas no conceito 'mesmas lojas' acima de 15%, percentual superior ao de outras bandeiras do grupo. "Fizemos mudanças no formato do Extra Fácil nos últimos tempos que resultaram no aumento da área de padaria e açougue. Além disso, ampliamos a área média de 200 m² a 250 m² para 300 m² a 350 m²", disse o executivo, depois de participar de evento sobre comunicação empresarial no varejo realizado pelo Centro de Excelência em Varejo da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Bethlem destacou que a empresa também foca na expansão de seu modelo de hipermercado, sobretudo nas Regiões Nordeste e Centro-oeste do País. O grupo, diz ele, vem desenvolvendo estudos de reposicionamento de produtos dentro das áreas de seus hipermercados.
Um exemplo disso é a área em teste em um hipermercado de São Paulo, especializada em artigos esportivos. "Queremos levar esse piloto para mais cinco lojas em 2012." Outra iniciativa para a expansão de hipermercados é estabelecer-se em cidades com população a partir de 200 mil pessoas. "Há cinco anos só abrimos hipermercados em cidades com 500 mil pessoas", disse Bethlem.
Em relação ao modelo de supermercado, a varejista também projeta um aumento de 30 unidades nos próximos três anos, divididas entre as bandeiras Extra e Pão de Açúcar. O executivo conta que essa expansão se dará não só em grandes capitais como em cidades de médio porte. Ele disse que o foco da companhia neste ano foram as conversões de lojas Compre Bem e Sendas, além do redesenho dessas unidades. Para 2012, o foco será nas lojas de proximidade (Extra Fácil) e de "atacarejo" com as lojas do Assaí, que serão ampliadas em 60 unidades entre 2012 e 2014, de acordo com informação recente do presidente da companhia, Enéas Pestana.
Já a bandeira Extra, também do GPA, anunciou que deixará de distribuir sacolas plásticas em 22 unidades do Estado de São Paulo às quintas-feiras. O projeto, chamado de "Quinta-Feira Sem Sacola", teve início em julho, com dez lojas participantes. "Mas com o sucesso e com a adesão dos clientes, mais 12 lojas entram no projeto", destaca a rede, em comunicado. A iniciativa também envolve as drogarias localizadas dentro dessas lojas.
Veículo: DCI