Pão de Açúcar estreia no mercado de imóveis em parceria com construtoras

Leia em 2min 10s

Empreendimento conjunto com a Cyrela será lançado esta semana; outros dois projetos, com a Helbor e a RFM, virão ainda este ano


O Grupo Pão de Açúcar lança esta semana seu primeiro empreendimento imobiliário em parceria com incorporadoras, o Thera. A construção será de responsabilidade da Cyrela, em um terreno da varejista, no bairro Butantã, em São Paulo.

Segundo o vice-presidente de relações corporativas do Pão de Açúcar, Hugo Bethlem, será uma torre com apartamentos residenciais, escritórios e um hotel, com uma loja de proximidade e uma drogaria da bandeira Extra na parte inferior do empreendimento. "Isso é uma estratégia para trazer um maior retorno ao ativo", disse o executivo, após participar de evento sobre comunicação empresarial no varejo realizado pelo Centro de Excelência em Varejo da FGV.

Segundo ele, a rentabilidade mínima do empreendimento será de 20% para a companhia, obtida por meio da venda dos imóveis. "É uma permuta. O empreendedor constrói as unidades, no terreno do Pão de Açúcar, e nós recebemos o equivalente a 20% do empreendimento e vendemos", explicou.

Outros dois negócios estão em planejamento para a venda ainda este ano em São Paulo. Um será em Guarulhos, em parceria com a Helbor, em um terreno com um hipermercado Extra. Outro será em Santo André, num terreno com um supermercado Pão de Açúcar, em sociedade com a RFM.

A empresa já conta com um empreendimento piloto, com seis torres na região do Jaguaré, em São Paulo, feito em parceria com a Halna Empreendimentos Imobiliários. Nele foram erguidas seis torres residenciais. "Todos esses projetos levam ao caminho de alavancar mais as vendas dos hipermercados", disse Bethlem. Segundo ele, outra vantagem é a divisão dos custos de construção. "Além de ampliar o retorno sobre o capital empregado, temos os moradores dos prédios como potenciais clientes."

A área de desenvolvimento imobiliário do Pão de Açúcar é de responsabilidade da subsidiária GPA Malls & Properties, que conta com aproximadamente 1 milhão de metros quadrados de área com potencial construtivo.

Expansão. Hugo Bethlem informou também ontem que, dentro do planejamento estratégico de expansão orgânica, o grupo prevê, para os anos de 2012 a 2014, a abertura de 300 lojas do modelo de proximidade chamado Extra Fácil. Atualmente, o grupo conta com 70 lojas do modelo Extra Fácil. A rede também projeta a expansão de 30 unidades do modelo hipermercados e outros 30 supermercados.

O executivo destacou que a expansão de seu modelo de hipermercado, que passa por estudos de reposicionamento de produtos, será focada sobretudo nas regiões Nordeste e Centro-Oeste do País.


Veículo: O Estado de S.Paulo


Veja também

Laticínios se adequam a normas mundiais

Levantamento revela que fornecedores já estão se adaptando às exigências da Instruç&at...

Veja mais
Grupo Pão de Açúcar quer abrir 30 hipermercados até 2014

Como parte de seu planejamento estratégico de expansão orgânica para os anos de 2012 a 2014, o Grupo...

Veja mais
Aviso prévio prejudica emprego, diz Fiesp

Para trabalhadores, porém, normas aprovadas no Congresso Nacional inibem rotatividade e dão mais seguran&c...

Veja mais
Preços do leite superaram os custos

A valorização dos preços do leite em agosto superou o crescimento dos custos de produç&atild...

Veja mais
Grupo deve ter mais trinta hipermercados

O Grupo Pão de Açúcar, dentro de seu planejamento estratégico de expansão orgân...

Veja mais
Preço da salada cai 11,7% na semana

A salada ficou menos salgada ao bolso do consumidor nesta semana. Isso porque os três ingredientes mais conhecidos...

Veja mais
Pão de Açúcar retoma expansão do Extra Fácil

Em três anos, rede de mercado de bairro do grupo vai saltar de 67 para 370 lojas. Também serão abert...

Veja mais
Dia das Crianças anima shoppings

Os centros de compras da capital mineira estão confiantes no Dia das Crianças, data que deve aquecer os ne...

Veja mais
Suggar expandirá planta em Minas

A Suggar Eletrodomésticos formalizou ontem, por meio de protocolo de intenções firmado com o govern...

Veja mais