Brasil e emergentes impulsionam expansão de vendas do Casino

Leia em 2min

O grupo francês Casino, sócio do Grupo Pão de Açúcar no Brasil, registrou 21,2% de crescimento nas vendas do terceiro trimestre. O resultado positivo foi puxado pelo bom desempenho de mercados emergentes e por aquisições no Brasil e na Tailândia. Na França, o Casino, que compete com Carrefour, Leclerc, Intermarché, re Auchan, reportou pequena alta de vendas - 1,2% no trimestre, contra 2,2% no primeiro semestre.

O Casino disse que as vendas internacionais foram impulsionadas por Brasil, Colômbia, Tailândia e Vietnã. As vendas do grupo no terceiro trimestre cresceram para 8,705 bilhões de euros. Se não fossem levados em conta aquisições e efeitos cambiais, o crescimento teria sido de 6,3% para o grupo, e de 13,1% para os mercados internacionais da companhia.

O grupo manteve previsão de expansão anual de vendas em mais de 10% para os próximos três anos. Dentre as metas confirmadas para o ano estão um aumento de participação no mercado local e a obtenção de um "grande e rentável" crescimento externo. O Casino também reiterou a meta de levantar 1 bilhão de euros neste ano com a venda de ativos, com o objetivo de reduzir dívidas.

Globex

As vendas brutas da Globex, controladora das redes varejistas Casas Bahia, Ponto Frio e operações de comércio eletrônico (e-commerce), somaram R$ 5,737 bilhões de julho a setembro, o que representou um incremento de 233,5% sobre o mesmo período do ano passado. As informações fazem parte do segundo balanço preliminar das vendas do terceiro trimestre, divulgado pelo Grupo Pão de Açúcar. As vendas líquidas totalizaram R$ 4,926 bilhões, significando um aumento no período de 225,3%.

Segundo a empresa, a partir do terceiro trimestre deste ano as operações da Casas Bahia passam a compor a base de vendas de lojas comparáveis (ou mesmas-lojas) da Globex. Julho de 2010 foi a data-base da celebração do acordo de associação da varejista com a Globex.

Os crescimentos das vendas brutas e líquidas de Globex no conceito mesmas-lojas foram de 10,7% e 12,5%, respectivamente. No mesmo critério, as vendas brutas das lojas físicas aumentaram 9,5%, e da Nova Pontocom, 18,6%.

Nos nove primeiros meses deste ano, as vendas brutas da Globex atingiram R$ 17,146 bilhões, o que representou um aumento de 265,5% sobre o mesmo período no ano anterior. As vendas líquidas totalizaram R$ 14,851 bilhões no período, um crescimento de 261,5% em relação ao mesmo intervalo de 2010.

No conceito mesmas-lojas, as vendas brutas nos nove primeiros meses deste ano cresceram 11,4% ante janeiro a setembro de 2010.


Veículo: DCI


Veja também

Importação do leite da Argentina será mantida

A Subcomissão do Leite da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural ...

Veja mais
Produto chinês ganha mais espaço no varejo

O crescimento constante das importações brasileiras de produtos manufaturados na China indica que a ativid...

Veja mais
Aviso prévio de 90 dias sancionado por Dilma

A presidente Dilma Roussef sancionou ontem a lei aprovada pela Câmara dos Deputados que estende o aviso pré...

Veja mais
Setor têxtil acumula déficit comercial

Diante da desaceleração da economia no Brasil, a indústria têxtil em Minas Gerais não ...

Veja mais
Cultura de café será mapeada em Minas

A produção de café em Minas Gerais será mapeada por meio de uma parceria entre governo do Es...

Veja mais
Bauducco vai investir R$ 100 mi em 2012

Após erguer centro de distribuição em São Paulo, novo aporte será usado para novos pr...

Veja mais
Setor imobiliário é alvo de parcerias do Pão de Açúcar

Até 30% das novas lojas do grupo serão unidas a torres residenciais ou comerciais Varejista tem 1,5 mi de...

Veja mais
Calçadista transfere fábrica para o exterior

Em meio a invasão de importados, indústria muda produção para países com mão d...

Veja mais
Super Nosso continua em expansão

Grupo vai inaugurar pelo menos cinco unidades no próximo ano, uma delas já no primeiro trimestre.Tendo em ...

Veja mais