O grupo francês Casino, sócio do Grupo Pão de Açúcar no Brasil, registrou 21,2% de crescimento nas vendas do terceiro trimestre. O resultado positivo foi puxado pelo bom desempenho de mercados emergentes e por aquisições no Brasil e na Tailândia. Na França, o Casino, que compete com Carrefour, Leclerc, Intermarché, re Auchan, reportou pequena alta de vendas - 1,2% no trimestre, contra 2,2% no primeiro semestre.
O Casino disse que as vendas internacionais foram impulsionadas por Brasil, Colômbia, Tailândia e Vietnã. As vendas do grupo no terceiro trimestre cresceram para 8,705 bilhões de euros. Se não fossem levados em conta aquisições e efeitos cambiais, o crescimento teria sido de 6,3% para o grupo, e de 13,1% para os mercados internacionais da companhia.
O grupo manteve previsão de expansão anual de vendas em mais de 10% para os próximos três anos. Dentre as metas confirmadas para o ano estão um aumento de participação no mercado local e a obtenção de um "grande e rentável" crescimento externo. O Casino também reiterou a meta de levantar 1 bilhão de euros neste ano com a venda de ativos, com o objetivo de reduzir dívidas.
Globex
As vendas brutas da Globex, controladora das redes varejistas Casas Bahia, Ponto Frio e operações de comércio eletrônico (e-commerce), somaram R$ 5,737 bilhões de julho a setembro, o que representou um incremento de 233,5% sobre o mesmo período do ano passado. As informações fazem parte do segundo balanço preliminar das vendas do terceiro trimestre, divulgado pelo Grupo Pão de Açúcar. As vendas líquidas totalizaram R$ 4,926 bilhões, significando um aumento no período de 225,3%.
Segundo a empresa, a partir do terceiro trimestre deste ano as operações da Casas Bahia passam a compor a base de vendas de lojas comparáveis (ou mesmas-lojas) da Globex. Julho de 2010 foi a data-base da celebração do acordo de associação da varejista com a Globex.
Os crescimentos das vendas brutas e líquidas de Globex no conceito mesmas-lojas foram de 10,7% e 12,5%, respectivamente. No mesmo critério, as vendas brutas das lojas físicas aumentaram 9,5%, e da Nova Pontocom, 18,6%.
Nos nove primeiros meses deste ano, as vendas brutas da Globex atingiram R$ 17,146 bilhões, o que representou um aumento de 265,5% sobre o mesmo período no ano anterior. As vendas líquidas totalizaram R$ 14,851 bilhões no período, um crescimento de 261,5% em relação ao mesmo intervalo de 2010.
No conceito mesmas-lojas, as vendas brutas nos nove primeiros meses deste ano cresceram 11,4% ante janeiro a setembro de 2010.
Veículo: DCI