A multinacional Unilever anunciou na última sexta-feira a aquisição de 82% do grupo russo de cosméticos Concern Kalina por 500 milhões de euros (US$ 685 milhões). A compra faz parte da estratégia central adotada pela gigante mundial em bens de consumo de crescer em mercados emergentes.
O grupo anglo-holandês quer deixar os mercados da Europa e dos Estados Unidos em segundo plano e investir em mercados de rápido crescimento, como a Rússia. A empresa estima que os mercados emergentes respondam por 75% do seu volume de negócios até o ano de 2020, contra atuais 54% registrados aproximadamente.
A Concern Kalina é a maior companhia russa de produtos para cuidados pessoais e vende seus produtos principalmente na Rússia, Ucrânia e Cazaquistão.
A empresa russa prevê um volume de vendas em torno de 303 milhões de euros até final de 2011.
A operação realizada na última sexta-feira garantirá à Unilever - terceiro maior grupo mundial de alimentos e bens de consumo não duráveis - marcas russas como Pure Line, Black Pearl e Silky Hands.
O segmento de cuidados pessoais é o que mais cresce dentro do portfólio da Unilever e respondeu por mais de 30% das vendas de 44,3 bilhões de euros em 2010, com fortes posições em mercados emergentes como Índia, Brasil e China.
"Essa aquisição mudará o negócio de cuidados pessoais da Unilever na Rússia", disse o presidente-executivo do grupo, Paul Polman.
Veículo: DCI