Com base no faturamento positivo registrado pelo comércio em setembro, os lojistas da Capital continuam otimistas em relação aos negócios e seguem apostando na manutenção do vigor do consumo em outubro. No nono mês deste ano, 71% dos empresários registraram vendas melhores ou iguais às realizadas em agosto. Para o décimo mês, o grupo classificado como "otimistas prudentes" chega a 94%, sendo que do total de entrevistados 59% esperam vendas superiores frente às registradas no mês imediatamente anterior e 35% estimam repetir o resultado.
Os dados são da "Sondagem do Comércio Lojista de Belo Horizonte", realizada pela Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais (Fecomércio Minas). O levantamento foi feito pelo Departamento de Economia da entidade e ouviu empresários dos segmentos de vestuário, discos, calçados, brinquedos, óticas, supermercados, farmácias, perfumaria, material esportivo, artigos de viagem, móveis e artigos de decoração, com lojas no centro da Capital, Savassi (região Centro-Sul) e shopping centers.
Na comparação entre setembro e agosto deste ano, nota-se que 37% das empresas entrevistadas conseguiram melhores resultados, seguido por 34% que repetiram o desempenho. Já 29% apresentaram vendas piores. De acordo com a gerente do Departamento de Economia da Fecomércio Minas, Silvânia de Araújo, é preciso ressaltar a ausência de datas comemorativas em setembro.
"O movimento de compras foi impulsionado pelos lançamentos, promoções e liquidações de inverno. Além disso, a proximidade com o fim de ano e com o Dia das Crianças permitiu um ligeiro fôlego adicional para alguns segmentos relacionados ao público infantil", diz.
No período, os segmentos que mais se destacaram foram os de vestuário, em que 8,9% dos lojistas apresentaram resultado superior ao de agosto; produtos farmacêuticos (3,1%); calçados (2,7%) e eletroeletrônicos (3,4%).
A análise comparativa de setembro deste ano contra o mesmo mês de 2010, revelou que 36% dos lojistas conseguiram vendas melhores, 33% repetiram o desempenho e 31% registraram vendas piores no período. A média tanto de aumento quanto de redução das vendas foi de 10%.
O estudo verificou também as expectativas dos lojistas para as vendas de outubro e revelou a predominância do sentimento de otimismo cauteloso. Segundo o levantamento, 59% dos entrevistados acreditam em vendas superiores e 35% em repetição do resultado.
Na opinião de Silvânia de Araújo, apesar da instabilidade econômica internacional e do desaquecimento do mercado interno, o chamado "otimismo prudente" permanece. "Para se ter uma ideia, em 2010, momento em que tínhamos uma conjuntura internacional mais favorável, o índice chegou a 54%", destaca.
Em relação às expectativas para as vendas de outubro separadas por setores, 13,1% dos lojistas entrevistados que comercializam artigos de vestuários apostam em vendas maiores; 7,1% dos que vendem calçados também; bem como 3,7% do setor de móveis e decorações.
"As perspectivas para outubro já apontam que neste fim de ano não teremos um quadro de euforia junto aos empresários do comércio, mas sim um otimismo conservador", explica.
A pesquisa revelou também que para 47% dos entrevistados a situação financeira, relacionada ao fluxo de caixa em setembro, não apresentou surpresas e manteve os patamares registrados em agosto. Já 27% experimentaram situação melhor. Ao todo, 64% dos empresários acreditam que irão repetir a situação financeira em outubro de 2011. Para 31% dos entrevistados era será mantida. Apenas 4% acreditam na piora, ou seja, que poderão enfrentar um fluxo mais apertado de capital de giro.
Em relação à composição de estoques, 77% dos lojistas responderam que fecharam o nono mês deste exercício no ponto ideal. Além disso, 4% fecharam com estoques abaixo do esperado e 18% acima do desejado. Os patamares registrados ficaram dentro do apurado nas sondagens anteriores.
Veículo: Diário do Comércio - MG