Produtos de marca própria são um ótimo negócio para fabricantes, varejistas e consumidores. Uma prova disso é que, de acordo com dados do 14º Estudo Anual de Marcas Próprias 2008, da Nielsen, o número de itens de marca própria cresceu 31% entre agosto de 2007 e julho de 2008, alcançando um total de mais 45 mil produtos disponíveis em 25% das 644 empresas participantes da pesquisa.
"O trabalho conjunto entre indústria e varejo será fundamental para entender o comportamento e as necessidades do consumidor e fazer com que a marca própria cresça cada vez mais", afirma a presidente da Abmapro (Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização), Neide Montesano.
Marcas próprias é opção de bem-sucedidos
De acordo com o estudo da Nielsen, os itens de marca própria já alcançam quase metade das residências do País (48,9%), o que equivale a aproximadamente 18 milhões de domicílios.
O levantamento aponta que, apesar de 81% do setor estar posicionado como low price (preço baixo), os produtos premium (mais caros) também se destacam entre as vendas. Não por acaso, a penetração das marcas próprias é maior nas classes A e B (54,7%), mas também ocupa espaço nas classes C, D e E (47,5%).
O perfil dos grandes consumidores de marcas próprias é o do "maduro bem-sucedido" (uma das seis classificações por estilo de vida utilizadas pela Nielsen), com nível socioeconômico alto e médio-alto. Além disso, estamos falando de famílias com quatro ou cinco pessoas.
Das empresas que participaram do estudo, nada menos que 25% oferecem produtos de marca própria ao consumidor. Do total de itens disponíveis no mercado, 83% estão nos supermercados, 15% no atacado e 2% nas farmácias. No período da pesquisa, 45% das 187 categorias supervisionadas pela Nielsen registraram crescimento no número de marcas próprias.
Raio-X do mercado no Brasil
Veja mais informações sobre o mercado de marcas próprias no País:
* O número de produtos de marcas próprias cresceu 31% no período de agosto de 2007 a julho de 2008;
* No primeiro semestre deste ano, 48,9% dos domicílios brasileiros compraram marca própria ao menos uma vez, representando aproximadamente 18 milhões de lares;
* Os supermercados concentram grande parte de seus itens de marca própria na cesta alimentar, as farmácias na de higiene e saúde e os atacados em todas as cestas, com destaque para têxtil e bazar;
* Entre seis clusters (classificações) de estilos de vida do painel da Nielsen, o destaque vai para os consumidores "maduros bem-sucedidos".
Veículo: Revista Empreendedor