Divisão de vendas pela Internet investe R$ 5 milhões para ampliar capacidade em 10 vezes
Há dois anos, o Pão de Açúcar Delivery, serviço de supermercado pela internet do grupo, crescia menos que as lojas físicas. Hoje, a taxa de crescimento da loja virtual supera a das unidades tradicionais e gira em torno de 15% ao ano. O ticket médio de uma compra online é 30% superior ao da unidade do Real Parque, em São Paulo, a loja de maior desembolso por compra da rede composta por 157 lojas.
Para alcançar a meta de duplicação das vendas até dezembro, a divisão que cuida do Pão de Açúcar Delivery investiu R$ 5 milhões em um projeto de reestruturação operacional que reformulou o site, mudou processos de coleta de produtos e mexeu na logística. Uma frota de 60 caminhões Daily da Iveco foram adquiridos para realizar as entregas. Anteriormente os veículos eram terceirizados.
“Estávamos perto do nosso limite, que era de 1 mil transações diárias no site do Delivery. Agora, com a nova plataforma que está no ar desde 1º de novembro, temos capacidade para atender 10 mil transações por dia”, diz José Carlos Peralta, gerente operacional do Delivery.
A plataforma usada pelo Delivery desde 2000 foi trocada pela E-hub, da empresa Nova Pontocom, braço de e-commerce de eletroeletrônicos do Grupo Pão de Açúcar. A expectativa é que ela permita aplicar dinâmicas promocionais ao site, no mesmo molde das lojas físicas.
As mudanças, além de assegurarem que o site não sairá do ar, prometem dar mais agilidade e assertividade à equipe, que trabalha com um prazo de 24 horas para entrega das compras. Antes da implantação de novos processos, muitos clientes estavamrecebendo os pedidos em até 72 horas.
O aumento da capacidade do Delivery está ligado à meta de expansão do serviço nos próximos anos. Hoje, 70% do faturamento do Delivery vêm do estado de São Paulo, a pedido de um público A e B.
Veículo: Brasil Econômico