Globex quer 200 novas unidades, até 2014. São 60 só o ano que vem, a maioria delas no Nordeste
Em 2012, a Globex, empresa que reune as operações de Casas Bahia e Ponto Frio, vai dobrar o número de inaugurações. Serão 60 novas lojas, sendo cerca de 36 no Nordeste, o que exigirá investimento próximo de R$ 120 milhões. “Nosso foco nesta região é a Casas Bahia. No Sul do país a prioridade é a abertura de Ponto Frio”, diz o presidente do conselho da Globex, Michael Klein. Na Globex, o empresário tem como sócio o grupo Pão de Açúcar, dono de 51% das ações da companhia.
Até 2014, a varejista espera abrir 200 novas lojas. “E em, 2020 queremos ter 25% das unidades no Nordeste, que cresce acima da média das outra regiões”, diz Klein. Atualmente são apenas 35 lojas em estados nordestinos. A companhia espera fechar o final do ano com 986 pontos de venda emoperação.
Segundo o empresário, não há intenção de comprar outras redes. “Desde 2000 não fazemos aquisições. Esta nunca foi uma prioridade na estratégia da Casas Bahia e também não é Globex. A companhia é grande e não existe a necessidade de comprar outra varejista”, afirma Klein. Em 2009, época que ainda não tinha se unido ao Ponto Frio, a Casas Bahia comprou alguns pontos de venda da Romelsa, varejista de eletroeletrônicos da Bahia, mas Klein não inclui a negociação no histórico de compras da empresa.
“Compramos apenas alguns pontos de venda da Romelsa, não adquirimos a empresa”, explica. Hoje, a Casas Bahia faz sua estreia em Fortaleza, com a abertura de duas unidades. Ontem o empresário se reuniu em representantes da indústria e de associações locais.
“É uma política de boa vizinhança. Nossa conversa com estes empresários é para explicar as intenções da nossa empresa. Somos mais uma opção de compra para atender a população carente”, diz Klein. As duas lojas consumiram investimento de R$ 7milhões “Temos grande expectativa com a nossa chegada em Fortaleza”, diz Klein.
Casas Bahia abandona projeto de mega loja
Durante sete anos, a Casas Bahia chamou a atenção do mercado com sua mega loja de Natal, a chamada Super Casas Bahia. A loja temporária, que teve edições em São Paulo e no Rio de Janeiro, foi cancelada em 2010 devido a fusão de Casas Bahia e Ponto Frio, que formou a Globex
A justificativa é que não seria possível realizar um evento como este enquanto a integração entre as duas varejistas estivesseem andamento. Porém, a empresa sempre deu sinais de que a loja de final de ano poderia voltar. Mas ontem, após quase um ano e meio da fusão, Michael Klein, presidente do conselho da Globex, afirmou que não há mais planos de retomar o projeto. “Não temos mais a intenção de retomar a Super Casas Bahia. Em São Paulo ela acontecida no Pavilhão de Exposições do Anhembi. Atualmente temos uma mega loja do Ponto Frio lá. Não é necessário ter mais uma loja da rede lá”, diz Klein.
Além de comercializar eletroeletrônicos e eletrodomésticos, a Super Casas Bahia promovia uma série de eventos, entre eles, serviços de cabeleireiros para os clientes.
Veículo: Brasil Econômico