As cestas de Natal já se tornaram um presente tradicional entre os mineiros, movimento que fortalece os negócios das delicatessens de Belo Horizonte nos últimos meses do ano. Pensando nisso, as empresas já estão montando os estoques há mais de seis meses, e há quase dois trabalham na montagem das cestas, que custam até R$ 4 mil.
O superintendente da Casa Rio Verde, com oito lojas na Capital, Haendel Roberto, afirma que o faturamento obtido em dezembro corresponde a 30% dos resultados acumulados durante o ano. "A demanda cresce muito no mês do Natal. Vendemos quatro vezes mais do que em um mês normal", diz. Ele afirma ainda que a procura pelas cestas teve início em novembro.
Mesmo otimista com as vendas de Natal, Roberto afirma que o mercado desacelerou em 2011. Segundo ele, em 2009 e 2010 foi registrado incremento entre 20% e 25% nas vendas de cestas ao ano. No entanto, para 2011 é esperado crescimento de apenas 10%. "A demanda vai de acordo com a economia. Como o mercado de forma geral desacelerou neste ano, as vendas também não devem crescer tanto", observa.
Ao todo, serão cerca de 4 mil cestas montadas pela Casa Rio Verde. Os preços variam de R$ 111 a R$ 3,2 mil. Para trabalhar na montagem das cestas, entrega de produtos e no atendimento nas lojas, a Casa Rio Verde deve contratar entre 20 e 25 temporários. Até o momento oito já foram contratados.
Tudo pronto - A demanda pelas cestas de Natal também já começou na Casa do Vinho, com duas unidades em Belo Horizonte, uma no Barro Preto e outra no Mangabeiras, ambas na região Centro-Sul da cidade. "As cestas já estão montadas e estamos fazendo as primeiras vendas. Deixamos tudo pronto para que os clientes possam retirar os produtos no momento da compra e não tenham problemas de falta de produtos", explica o sócio-proprietário da empresa, André Gontijo Martini.
Ele afirma que as encomendas dos itens que compõem as cestas começaram a ser feitas em junho. " quando damos entrada com os pedidos e preparamos o processo de importação de alguns itens", diz. Ao todo, a Casa do Vinho já montou 2 mil cestas e kits. Esse montante é 12% maior do que o que foi comercializado em 2010. No entanto, a empresa está preparada para um crescimento maior nas vendas, com produtos em estoque. Os preços dos kits e das cestas variam entre R$ 58 e R$ 3,8 mil.
Para atender ao aquecimento do negócio, a Casa do Vinho está contando com reforço no pessoal. Foram contratadas cinco pessoas para atuar nos setores de vendas, logística e montagem no período do Natal.
No Royal Empório, instalado no Mercado Distrital do Cruzeiro, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, está previsto aumento na demanda a partir da próxima semana. O sócio-diretor da empresa, Cristovão de Morais Filho, afirma que 2 mil cestas e kits já foram montados, mas ainda há material em estoque. Os preços das cestas variam entre R$ 249 e R$ 1,8 mil; já os kits, entre R$ 59,80 e R$ 109,98. A expectativa é de um incremento entre 18% e 20% sobre as vendas do período de Natal de 2010. As encomendas de produtos para compor os kits e cestas tiveram início em junho. Para trabalhar na montagem foram contratados 12 funcionários temporários.
A Casa Montez Distribuidora Enogastronômica, que fornece produtos para a montagem das cestas de Natal, deve registrar incremento entre 25% e 30% nas vendas com relação ao mesmo período de 2010. A empresa oferece vinhos, azeites, massas, queijos, frutas secas, antepastos, condimentos, entre outros itens, para delicatessens da capital mineira.
Mesmo com o bom momento nas vendas ocasionado pelo Natal, esse não é o melhor período para a empresa. O gestor comercial da Casa Montez, Fernando Avelar, explica que as vendas maiores são registrados no inverno, quando aumenta o consumo de vinho tinto. Ele afirma que, mesmo com as oscilações cambiais no decorrer do ano, foi possível manter os preços dos produtos. "Com isso, os consumidores poderão ter acesso a cestas montadas com ótimos produtos nacionais e importados a preços justos", diz. (JD)
Veículo: Diário do Comércio - MG