Feira reunirá 100 varejistas

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Reunir pequenos e médios empresários, artesãos e atividades culturais em um espaço lúdico e de fácil acesso para realizar as compras de fim de ano é a proposta da Primeira Feira de Natal de Belo Horizonte, que será realizada entre os dias 14 e 18 de dezembro, no Minascentro, no centro da Capital.

A feira, que deve reunir 100 varejistas mineiros e cerca de 25 mil visitantes, vai oferecer um mix variado de produtos que vão dos itens de moda, brindes, cestas de Natal e livros até o tradicional artesanato mineiro. O evento é uma promoção da Tecnitur Feiras, Congressos e Eventos em conjunto com Associação Comercial e Empresarial de Minas Gerais (ACMinas).

Para o presidente da Fundação ACMinas, Wagner Sá, a mineiridade é a grande característica da feira. "Em muitos casos estarão os próprios donos nos estandes, então será a oportunidade de os consumidores negociarem.  a hora da pechincha. E para os empresários é a oportunidade de realizarem bons negócios e ainda fortalecerem as marcas, fidelizando consumidores para todo o ano", explica.

Os ingressos custarão R$ 8 e darão acesso não só aos estandes, como a toda programação cultural oferecida pelo evento. A intenção, segundo a diretora da Tecnitur, Maria Elisa Ordones de Oliveira, é criar um espaço lúdico em que as pessoas possam passar boa parte do dia e realizar, senão todas as compras de Natal, pelo menos boa parte delas. "O Minascentro estará todo decorado. Queremos criar um clima em que as famílias também possam relaxar e se divertir, lanchando e acompanhando apresentações artísticas no intervalo das compras. Além disso, serão montadas mesas decoradas que poderão servir de inspiração para os nossos visitantes usarem em casa na hora de receber seus convidados nas festas de fim de ano", aposta Maria Elisa Oliveira. Parte do valor dos ingressos será destinada às ações sociais da fundação.


Projeto - A Feira de Natal faz parte do projeto "BH Capital do Natal", da ACMinas, e que engloba uma série de ações conjuntas com empresas dos setores público e privado, colocando a cidade no roteiro das festividades natalinas do país. A ação, que já está no terceiro ano, pretende reunir toda a agenda de eventos culturais e intervenções urbanas relativas à data em Belo Horizonte. Em 2011, sob o comando do músico Marcus Viana, as atividades estarão concentradas na Praça da Liberdade, na região Centro-Sul da Capital e na orla da Lagoa da Pampulha. A programação está no site www.bhcapitaldonatal.com.br.

Para a vice-presidente e coordenadora de projetos da ACMinas, Cláudia Volpini, o "BH Capital do Natal", feito em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e Federação do Comércio de Minas Gerais (Fecomércio), com o apoio da Belotur e Secretaria da Cultura, já está consolidado e depende do apoio da população de dos empresários para continuar acontecendo.

"O nosso tema em 2011 é responsabilidade social e inclusão de pessoas com necessidades especiais. Queremos resgatar um Natal das famílias dentro da cultura mineira", explica Cláudia Volpini. Eventos que tenham relação com a data ainda podem ser incluídos na programação do BH Capital do Natal, bastando, para isso, entrar em contato com a ACMinas. A intenção é que o projeto faça parte dos roteiros e catálogos de compras de todo o Brasil já no próximo ano.


Veículo: Diário do Comércio - MG


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