Sonae Sierra mira extensão para blindar concorrência

Leia em 4min

Após anunciar a construção de novos centros comerciais em Minas Gerais, Paraná e Goiânia, a Sonae Sierra Brasil, braço da empresa portuguesa especializada em incorporação e controle de shopping centers Sonae Sierra, deu mais um passo para aumentar a fatia do mercado na região do ABC Paulista. Para fazer frente ao novo competidor na região, a concorrente Multiplan, que acaba de abrir o empreendimento ParkShopping São Caetano, a Sonae Sierra investe na extensão do Shopping Metrópole, localizado em São Bernardo do Campo.

A ação faz parte do projeto de expansão no Brasil desta empresa, que em dois anos planeja investir R$ 770 milhões, de acordo com o CEO da Sonae Sierra Brasil, José Baeta Tomás. Segundo o grupo, nos primeiros nove meses de 2011 a holding portuguesa, inclusive, viu duplicado o resultado líquido ao alcançar 27,3 milhões de euros, ante 14,9 milhões de euros movimentados no mesmo período em 2010. Afinal, com a crise nos países da Europa a grande participação deste incremento na receita deve, inclusive, ter sido puxada por conta também dos empreendimentos brasileiros - o que justificaria o aporte médio de R$ 770 milhões até 2013.

Sobre a estratégia no ABC, a empresa afirma que a revitalização do Shopping Metrópole é estimada em R$ 52 milhões, e traz 9 mil metros quadrados adicionais, ao totalizar 27,4 mil m² ao centro de compras. Além disso, cerca de 100% das novas lojas já foram comercializadas aos varejistas.

De acordo com o grupo, em 2009 foram investidos R$ 40, 7 milhões na compra de mais 17% da participação do shopping, para ser o único proprietário do empreendimento. A primeira expansão feita este ano foi entregue em setembro, no Shopping Campo Limpo, em São Paulo, empreendimento que a empresa tem apenas 20% de participação. Para os próximos anos, o montante de R$ 770 milhões deverá ser destinado às construções de três centros de compras, em áreas onde a empresa não tinha participação. "Já temos em curso o Uberlândia Shopping (MG), o Boulevard Londrina Shopping (PR) e o Passeio das Águas Shopping (GO), o maior projeto em construção do nosso portfólio", afirma o CEO da Sonae Sierra Brasil, Baeta Tomás.

Segundo o executivo, o Shopping Uberlândia tem inauguração prevista para o primeiro trimestre de 2012 e eterá 45.300 m² de área bruta locável (ABL), sendo que 89% já está comercializada. Ele estima um investimento de 62 milhões de euros no empreendimento. Já o Boulevard Londrina Shopping terá 47.800 m² de ABL, sendo que já comercializou 65% das lojas, correspondendo a um investimento de 88 milhões de euros - deverá abrir no segundo semestre do ano que vem.

Para completar, o Passeio das Águas Shopping, terá 78.100 m² de ABL e mesmo com lançamento programado para o segundo semestre de 2013, já possui 36% da ABL comercializada. O projeto estima investimento de 167 milhões de euros. O grupo estima que a ABL combinada dos três projetos seja de aproximadamente 171,8 mil metros quadrados. "Nós temos atualmente seis projetos em desenvolvimento, sendo três projetos greenfield e três expansões, depois da primeira fase do Metrópole, os quais devem aumentar nossa ABL própria em aproximadamente 93% para 392 mil metros quadrados até 2013", afirma o diretor de Relações com Investidores da empresa, Carlos Alberto Correa.

Com esses empreendimentos, a Sonae Sierra soma 13 projetos no Brasil, sendo que 10 estão em operação: Penha, Plaza Sul, Campo Limpo e Boavista, em São Paulo, o Pátio Brasil, localizado em Brasília (DF), o Franca Shopping (SP), Tivoli Shopping, em Santa Bárbara D'Oeste (SP), o Shopping Metrópole, em São Bernardo do Campo (SP), Parque D. Pedro Shopping, em Campinas (SP) e Manauara Shopping, em Manaus (AM), totalizando 353 mil metros quadrados de ABL.

Balanço

Os investimentos do grupo no Brasil apresentam robustos indicadores financeiros e operacionais, como a receita bruta, que totalizou R$ 59,2 milhões no terceiro trimestre de 2011, um aumento de 20,4% em relação ao mesmo período de 2010. Segundo Correa, o incremento foi impulsionado pela receita de aluguel - que no primeiro trimestre deste ano atingiu um forte crescimento de dois dígitos (13,0%) em relação ao mesmo período de 2010 - e totalizou R$ 45,5 milhões, um aumento de 22,4% em relação ao ano passado, devido à combinação de fortes ajustes de inflação e baixa vacância.

Fora do País, a holding anunciou o início da gestão de desenvolvimento de um centro comercial em Zagreb, na Croácia. O investimento será da Bluehouse Capital, um fundo de investimento imobiliário internacional. De acordo com a empresa, o centro terá uma ABL de 18 mil metros quadrados e será localizado perto do Lago Jarun, uma das principais atrações turísticas do local.


Veículo: DCI


Veja também

Com Europa em crise, Fnac investe no Brasil

Com a crise na Europa, a operação brasileira da multinacional Fnac passou a receber maior atenç&ati...

Veja mais
Licença dos Smurfs atrai a Yoki

A marca Yoki resolveu investir na linha Mais Vita de alimentos à base de soja, e aposta em figuras para coleciona...

Veja mais
Dona da Chamex trará papelão para o Brasil

International Paper fabricante de papéis e embalagens também se prepara para dobrar produtividade de f&aac...

Veja mais
Emater-MG aposta no cultivo da couve de bruxelas

Depois de testar a produção de couve-de-bruxelas, em um terreno de 400 metros quadrados, na área ru...

Veja mais
Pecuarista leiteiro convive com elevação dos custos

Reajustes dos preços dos insumos vêm se mantendo nos últimos meses. O pecuarista leiteiro mineiro, ...

Veja mais
Aberta temporada das vendas de cestas

As cestas de Natal já se tornaram um presente tradicional entre os mineiros, movimento que fortalece os neg&oacut...

Veja mais
Crise reduz apetite do consumidor na Capital

A crise que afetou a economia mundial ao longo de 2011 também refletiu no comércio de Belo Horizonte ou pe...

Veja mais
Feira reunirá 100 varejistas

Reunir pequenos e médios empresários, artesãos e atividades culturais em um espaço lú...

Veja mais
Investimento da Walmart concluído em Uberlândia

O grupo Walmart está presente em Minas Gerais desde 2000; no atacado opera com a bandeira MaxxiO Walmart inaugura...

Veja mais