Maricota quer ampliar exportações

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Indústria mineira de alimentos busca a conquista de mercados na Ásia, principalmente na China.


Embora muitas indústrias brasileiras tenham perdido força no mercado internacional devido à valorização do real frente ao dólar, a Clap Industrial de Alimentos Ltda (Maricota Alimentos), com fábrica no município de Luz, no Centro-Oeste mineiro, está investindo na ampliação das exportações. Atualmente, os embarques da empresa representam cerca de 4% da produção. A meta, conforme a gerente internacional, Camila Ozório, é alcançar a marca de 20% do total em 2015.

A empresa já deu início às negociações no continente asiático, começando pela China. Em novembro, participou de uma grande feira do setor de alimentos em Xangai: a 15ª Food Hospitaly China 2011. Segundo Camila Ozório, a participação da Maricota foi expressiva e satisfatória quanto à promoção da marca. Conforme ela, na ocasião, muitos empresários mostraram interesse em ter os produtos Maricota em suas prateleiras, restaurantes e hotéis.

"Diante disso, já contratamos um representante que realizou pesquisas sobre os gostos e a cultura da China e que vai atuar diretamente com esses clientes, visitando o país constantemente. Além disso, desenvolvemos uma receita especial de pão de queijo para o mercado e investimos em embalagens diferenciadas, com a tradução do idioma", diz.

Três etapas - A gerente da companhia explica que o trabalho de internacionalização da marca ocorre em três etapas. Duas delas já foram cumpridas: a de degustação e a de envio de amostras aos clientes em negociação. Em 2012, segundo ela, será executada a terceira e última fase de e envio dos contêineres. "Também no próximo ano, daremos início às negociações no Japão", adianta.

Atualmente, a Maricota já envia produtos para os Estados Unidos, Espanha, Angola, Argentina e Chile. Todos os 60 itens que compõem o mix da empresa, nas linhas de pizzas, congelados, pratos prontos, salgados e pães de queijo são exportados para todos eles. "No caso da China, estamos começando com o pão de queijo tradicional e o de requeijão pré-assados, mas já estamos estudando outras linhas para adaptarmos ao mercado e começar a enviar", explica.

A produção da empresa hoje gira em torno de 12 mil toneladas de produtos por ano, o que corresponde ao limite da capacidade máxima instalada da fábrica. Por isso, a companhia está investindo cerca de R$ 6,5 milhões na ampliação da produção. A unidade fabril, que tem 8 mil metros quadrados, será ampliada em 2 mil metros quadrados. A expansão vai abrigar os equipamentos que estão sendo adquiridos pela empresa, informou o diretor comercial da Maricota, Ronaldo Evelande.

Ele afirmou que algumas máquinas estão voltadas à produção de novos itens do portfólio da empresa. Entre eles estão massas frescas, pizzas e sanduíches rápidos. Os outros equipamentos são túneis de congelamento e maquinário para a fabricação de embalagens especiais.

Com a ampliação a produção mensal da Maricota passará a ser de 1,2 mil toneladas. Para dar suporte a esse aumento, o quadro de funcionários também será ampliado. Atualmente, trabalham na planta 350 pessoas. Entre 80 e 100 postos de trabalho serão gerados quando as obras forem concluídas. No total, a Maricota possui 500 funcionários.

Em relação ao desempenho dos negócios, Evelande afirma que a empresa registrará avanço de 12% sobre o faturamento registrado no ano passado. Ele atribui o resultado a uma série de fatores, entre eles, a ampliação do consumo no mercado interno e à ascensão das classes mais baixas. "Já para o ano que vem, apostamos em um crescimento ainda maior, acima dos 15% em relação ao atual exercício. Isso porque, teremos lançamento de novos produtos e ampliação das exportações", diz.


Veículo: Diário do Comércio - MG


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