Dona da marca União, gigante de açúcar e etanol pode ainda partir para aquisições para engordar portfólio de produtos em 2012
Depois de se juntar à Shell na criação da Raízen, maior produtora de açúcar e etanol do país que deve atingir um faturamento de R$ 50 bilhões no ano fiscal 2011/2012, a Cosan planeja criar a sua “Raízen 2”, na área de alimentos.
Em 2012, a Cosan Alimentos, líder do mercado brasileiro de açúcar refinado com as marcas União e Da Barra, pode se associar a uma outra empresa de alimentos, provavelmente de café ou biscoitos, ou então partir para a aquisição de ativos. Embora Marcelo Martins, diretor financeiro da Cosan, admita que a empresa está mirando novas oportunidades, ele ressalva que, no momento, não há propostas na mesa. União é uma marca tradicional de alto valor que, no momento, só está no açúcar. Queremos engordar o portfólio e aproveitar nosso sistema de distribuição e nossos pontos de venda para aumentar vendas e diluir custos”, diz ele.
Café com açúcar
No passado, União era uma marca forte de café. Com a consolidação do setor, que está levando Sara Lee e Grupo 3Corações a uma guerra de braços, há indícios de que a dona do açúcar União poderá se associar a uma delas. Combinar café com açúcar seria uma facilidade tanto para a distribuição quanto de negociação com o varejo. Embora a Cosan Alimentos tenha 74% de participação no mercado nacional de açúcar refinado e uma margem de 9% com a venda do produto, número satisfatório para o setor, manterse só com açúcar é considerado um negócio de baixas oportunidades pela direção da empresa. “Ainda mais quando temos presença em 90 mil pontos de venda”, explica Martins.
A Cosan Alimentos deve atingir receita líquida de R$ 1 bilhão no ano fiscal que se encerra emmarço de 2012.O negócio de alimentos responde por 4% do Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização).
Veículo: Brasil Econômico