Programa quer ampliar produção de leite na BA

Leia em 1min

Com o intuito de melhorar o rebanho leiteiro dos produtores da agricultura familiar na Bahia, o Programa de Melhoramento Genético do Rebanho Bovino da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (Ebda) vai inseminar mais de dez mil vacas até o final do ano. O volume de animais que passarão pelo processo mais que dobrou em relação ao de 2010, quando foram inseminadas cerca de quatro mil fêmeas. A meta é aumentar a produção de leite do estado, que atualmente é de 34 milhões de litros por dia.

O procedimento já está sendo realizado com todo o estado, prioritariamente em áreas de assentamentos e agricultores familiares, Para a inseminação a Ebda utiliza sêmen de touros gir e guzera, coletado e armazenado pela empresa. "São raças de dupla aptidão, em que as fêmeas são produtoras de leite e os machos servem como gado de corte de melhor qualidade por conta da genética", explica o diretor de Pecuária da Ebda, Marcelo Matos.

Segundo Matos, o retorno econômico da inseminação é de médio prazo, se considerado o largo ciclo reprodutivo dos bovinos.



Veículo: DCI


Veja também

LG sairá na frente com GoogleTV

O Google pode mostrar à LG, em primeira mão, a próxima versão do software do Google TV. Com ...

Veja mais
Cooxupé eleva exportações

Café do Brasil (Cecafé). O faturamento da cooperativa deverá encerrar 2011 em aproximadamente R$ 3 ...

Veja mais
Vendas registram crescimento em BH

Embora janeiro seja um mês tipicamente fraco para os supermercados e padarias de Belo Horizonte, em funç&at...

Veja mais
Riachuelo entra no comércio eletrônico

Varejista investe R$ 360 milhões, amplia produção e abre mais 30 lojasInvestimento da varejista dev...

Veja mais
Tamanho de roupa nos EUA tem maior variação

Gradação vai além do P, M e G; comprimento da calça e bojo do sutiã são exempl...

Veja mais
Zona Franca da Argentina faz 'maquiagem' de produto chinês

Empresas da Terra do Fogo são suspeitas de só montar aparelhos e incorporar poucos elementos locaisA vers&...

Veja mais
É dia de feira

A paulistana Marina Morelli, de 24 anos, teve seu primeiro contato com uma feira livre ainda na infância, acompanh...

Veja mais
Unilever Brasil vira referência em marca corporativa

A Procter & Gamble Brasil iniciou há poucos meses sua primeira campanha de marca corporativa no Brasil. Um an...

Veja mais
Nestlé vê riscos na competição

Temendo sofrer uma concorrência pelo setor de energia, a Nestlé alerta para os riscos da expansão do...

Veja mais