O Índice de Confiança do Empresário do Comércio – ICEC – no Rio Grande do Sul caiu 4,1% em janeiro. O resultado é o segundo menor da série iniciada em março de 2011. O número ficou atrás apenas do registrado em setembro de 2011.
Nas empresas com mais de 50 funcionários, o índice caiu 14,4%. Nas empresas com até 50 funcionários a queda foi de 3,9%. A informação foi divulgada nesta terça-feira pela Fecomércio-RS, com base em levantamento realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo junto a 6 mil empresas varejistas de todas as capitais brasileiras. No Rio Grande do Sul, a pesquisa reflete o comportamento da confiança dos empresários do comércio de Porto Alegre a partir de uma amostra mínima de 328 estabelecimentos.
O indicador de expectativas quanto ao futuro apresentou decréscimo de 9,1% em janeiro. Houve uma queda generalizada dessas expectativas. A maior queda, porém, foi na expectativa quanto ao comportamento do setor, que apresentou redução de 12,2% na comparação com dezembro de 2011.
“De certa forma, esse resultado reflete as recentes reduções nas estimativas de crescimento para a economia brasileira, tanto em 2011 quanto em 2012”, avalia Zildo De Marchi. Apesar disso, continua o dirigente, o nível do indicador revela que os empresários permanecem significativamente mais confiantes em relação ao futuro do que ao presente.
O levantamento apurou também uma queda de 7,3% no indicador relativo aos investimentos do empresariado do comércio em janeiro de 2012, em comparação ao mês anterior. A retração também foi verificada no que diz respeito à contratação de funcionários, cujo índice teve decréscimo de 16,5% no mês. O nível de investimento das empresas seguiu a tendência, registrando uma redução de 6,3% em janeiro comparativamente a dezembro.
Veículo: Jornal do Comércio - RS