Liquidação pós-carnaval com desconto de até 80%

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O consumidor que manteve as contas sob controle durante as festas e as férias tem uma boa oportunidade de ir às compras gastando menos agora. Shopping centers de São Paulo estão com promoções que se intensificam após o carnaval. Nesta época do ano ocorre a troca da coleção de primavera/verão para outono/inverno nas lojas e o comércio também quer acabar com os estoques que sobraram do Natal. O resultado são descontos que chegam a 80%.

“Normalmente, janeiro e fevereiro são meses nos quais as lojas vivem de promoções e liquidações. Muitas pessoas já compraram o que precisavam na época do Natal, por isso o começo do ano é mais parado”, explica Luís Augusto Ildefonso da Silva, diretor de relações institucionais da Associação de Lojistas de Shoppings (Alshop). “Agora, é vantajoso para comprar.”

A joalheria Monte Carlo, que fica no Shopping Pátio Paulista, é um exemplo dos abatimentos que o consumidor pode encontrar. A loja oferece descontos de até 80%. Outras 28 estabelecimentos do shopping como Pink & Co, Opera Rock, M. Officer, Brooksfield, Corello, Arezzo e Mob estão em liquidação com preços reduzidos de 50% a 70%.

O Shopping Ibirapuera organizou um mutirão de descontos pós-carnaval. Todas as lojas de vestuário e calçados têm promoções, que vão de 50% a 70% de desconto. Os preços mais baixos permanecem até o final do estoque de cada estabelecimento.

A maioria das lojas dos shoppings West Plaza, Center Norte, Continental e Santana Parque Shopping também estão com liquidações. Isso porque além de desovar estoques, os lojistas atraem público para que as novas coleções sejam conhecidas. “Muitas lojas de vestuário e calçados já dividem suas vitrines em peças novas e as que estão em liquidação”, afirma Silva.

Mas o consumidor deve se apressar para conseguir o que busca. “Estão à venda agora os últimos itens das promoções, sejam ponta de estoque ou peças de numerações que costumam sair menos nas lojas”, diz Silva. “Aproveite, porque está no fim.”

Contenha o impulso
O especialista em finanças pessoais da Moneyfit, André Massaro, concorda que agora é um bom momento para aproveitar as promoções. “Quem conseguiu conter os gastos no Natal pode aproveitar os preços agora”, afirma. “Grande parte dessas promoções ocorrem porque o comércio estoca as sobras do Natal”, explica.

E a vantagem agora é do consumidor. “No final do ano, o poder estava com o comerciante, que podia colocar os preços lá em cima, já que a demanda era grande. Agora, quem domina a situação são os consumidores, que podem aproveitar os preços baixos”, acrescenta o especialista.

O momento é melhor ainda para quem não se importa em comprar roupas de coleções passadas. “Com a chegada das novas coleções, as peças do estoque ficam mais baratas. É ideal para quem quer pagar menos”, diz Massaro.

O especialista em finanças pessoais explica ainda que as pessoas têm de tratar o guarda-roupa como fazem com seus investimentos. “Você pode pagar um pouco mais caro em roupas para sair, e um pouco menos naquelas que serão usadas em ocasiões mais simples”, diz.

O importante é que o consumidor não se sinta atraído só pela redução dos preços. “Temos de avaliar se o preço final compensa. Afinal, 80% de desconto para um item de R$ 20 mil é diferente da redução em cima do valor em uma peça que custa R$ 200”, afirma. Pesquisar preços também é importante. “Assim, o consumidor verifica se o valor com o desconto está mais baixo do que o mesmo produto em outros lugares.”



Veículo: Jornal da Tarde - SP


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