O Grupo Modelo e a Heineken vêm obstruindo a venda de cervejas fabricadas pela concorrência no México, sexto maior mercado mundial dessa bebida. As empresas dão incentivos para varejistas desistirem de comprar os produtos rivais, segundo a SABMiller.
A Modelo, dona da marca Corona, e a Heineken, que fabrica a Dos Equis, oferecem empréstimos, antecipações de pagamentos e a entrega de refrigeradores para restaurantes e varejistas que concordam em não servir outras marcas, segundo Armando Valenzuela, diretor da unidade mexicana da SABMiller.
A prática é ponto central da queixa antitruste encaminhada pela SABMiller em 2010 contra as duas maiores cervejarias do México, a segunda em que a cervejaria londrina acusa formalmente as concorrentes de obstruir a competição no setor.
A agência de concorrência mexicana decidiu em 14 de fevereiro estender a investigação sobre a queixa por mais 120 dias úteis, depois de agrupá-la com outros casos apresentados por partes não identificadas. "Não estamos tendo condições de vender aos clientes porque eles têm exclusividade com uma ou com outra [cervejaria]", disse Valenzuela, em entrevista no escritório da Bloomberg na Cidade do México. "O que estamos buscando é acesso ao mercado que não temos agora."
O mercado de cerveja mexicano é cobiçado pelas cervejarias porque ainda mostra expansão, enquanto o consumo nos Estados Unidos e Europa está estagnado.
A Cuauhtemoc Moctezuma, unidade mexicana da holandesa Heineken, sustenta que segue estritamente a lei de concorrência do país. "Estamos em batalha permanente com nossa concorrência para conquistar cada consumidor e cada cliente que vende nossos produtos", destacou a cervejaria.
Jennifer Shelley, porta-voz do Grupo Modelo, cuja sede fica na Cidade do México, não quis comentar o assunto.
A SABMiller é a segunda maior cervejaria do mundo e no México vende marcas como a Miller Lite, MGD e Miller High Life há cerca de 20 anos.
A líder, Anheuser-Busch InBev , com sede em Leuven, na Bélgica, comercializa, entre outras marcas, a Budweiser no México e possui participação de 50%, não controladora, no Grupo Modelo.
A SABMiller conseguiu entrar em nichos de mercado, com destaque para algumas cidades perto da fronteira com os EUA e algumas varejistas, como a unidade mexicana da Walmart Stores. Isso, no entanto, não vem sendo suficiente para enfrentar o Grupo Modelo e a Heineken, cuja participação combinada supera os 90% do mercado, de acordo com a analista Lauren Torres, do HSBC Holdings Plc, em Nova York.
Veículo: Valor Econômico