Após receber do fundo GP Investments um aporte de R$ 168 milhões em troca de uma posição de controle equivalente a 56% da empresa, no ano passado, a empresa brasileira Sascar tem o objetivo de tornar-se a maior empresa do Brasil na área de rastreamento de veículos e gestão de frotas corporativas. Para alcançar o objetivo, a empresa investirá até 2014 mais de R$ 200 milhões em suas operações. O valor será dividido em vários segmentos, sendo a maior parte em equipamentos a serem cedidos em comodato para clientes. R$ 45 milhões irão para gastos no desenvolvimento de uma plataforma de tecnologia da informação (TI) e novas soluções tecnológicas que otimizem as ações da empresa, além de aprimorar o atendimento.
Gustavo Coelho, diretor Comercial da empresa afirma que a Sascar fechou o ano de 2011 com crescimento recorde de 35% em seu volume de negócios e serviços em relação a 2010, e sua estimativa é permanecer se expandindo neste ritmo em 2012. "Temos como meta nos tornarmos a maior e melhor provedora de soluções para gestão de bens móveis e gerenciamento de risco logístico do Brasil", enfatiza.
Capitalização
A companhia existe há 12 anos, mas viu em 2011 seu marco divisório, com a capitalização realizada através do fundo de private equity GP Capital Partners, subsidiária da GP Investments. Foi a chance preciosa de fincar presença no promissor mercado de rastreamento e monitoramento de veículos brasileiro. Hoje os veículos rastreados são cerca de 5% da frota do País - e justamente por isto trata-se de um setor dono de larga margem de expansão para os próximos anos. Há também o fato de que a frota total de automóveis, caminhões, veículos urbanos de carga (VUCs) e outros tem se expandido exponencialmente no Brasil, com o registro de novos carros e assemelhados atingindo recordes nos últimos 4 anos.
A Sascar tem em sua composição societária o Grupo JCR, com empresas que atuam em diversos segmentos como construção civil, infraestrutura e serviços com base em tecnologia da informação. "Após sermos adquiridos pela GP Investments passamos por uma mudança de filosofia e de gestão. O aporte nos permitiu ampliar os investimentos em inovação. Crescemos o ano passado baseados nisto: serviços diferenciados e soluções exclusivas".
Tecnologia
A Sascar, explica o executivo, tem um diferencial dentro do segmento de prestação de serviços de localização e monitoramento de veículos: ela é a única empresa deste mercado a ter a capacidade de combinar as três tecnologias que são usadas hoje na atividade: GSM/GPRS, satélite e rádio frequência. "O sistema GSM/GPRS foi pensado para o usuário que necessita de monitoramento de casco somente, sem sensores e/ou atuadores, com opção de redundância (ou seja, uso independente do equipamento rastreador já existente)".
"Esta modalidade oferece segurança automotiva no gerenciamento de veículos e frotas e o benefício chamado de seguro de casco, pois é reconhecida por todas as companhias de seguros e gera descontos na apólice. Com o GSM, damos acesso via web e pronto-atendimento ao cliente através de nosso centro de controle, em casos de emergência, roubo e sequestro". Já a tecnologia de rádio frequência, conta ele, foi criada para ser menos suscetível às interferências geradas por jammers (equipamento normalmente utilizado em roubos) e pode ser ofertada tanto para os mercados de segurança de casco como o de carga, bem como ser um segundo equipamento para empresas que possuam uma solução de um concorrente.
Motos e carros
Por sinal, a adoção de sistemas de rastreamento pelos proprietários de veículos pode mesmo vir a ser uma alternativa à contratação de uma apólice de seguro. Motociclistas, que costumam ter dificuldades para encontrar seguradoras dispostas a proteger suas motos - em especial as de baixa cilindradas - estão recorrendo à tecnologia de rastreamento veicular, a qual afirma recuperar 98% dos veículos roubados.
O rastreamento se dá da seguinte forma: após o furto ou roubo do equipamento, o cliente liga para a empresa que lhe presta o serviço de rastreamento veicular. A companhia bloqueia o funcionamento da moto gradualmente (para simular uma falta de combustível) e emite um sinal sonoro visando identificar e incentivar a fuga do criminoso. Após isto, uma equipe de pronta resposta da organização rastreadora, com a ajuda de força policial, vai até o local para resgatar o veículo e devolver o mesmo a seu proprietário.
Recentemente foi divulgado que, apesar da previsão de aumento no custo das apólices de seguro veicular, o gasto com as mesmas pode ser abatido em até 20% a partir da contratação do serviço de rastreamento. É em estatísticas como esta que a Sascar e outros players deste mercado apostam para crescer em 2012.
Veículo: DCI