A Lojas Americanas - player de peso no segmento de lojas de departamentos no País e detentora da bandeira Blockbuster - cresceu suas operações em 2011 e no quatro trimestre registrou lucro de R$ 180,2 milhões, 13,5% de incremento frente aos R$ 158,8 milhões registrado no mesmo período de 2010. Na soma dos doze meses a empresa faturou R$ 340,4 milhões, o que significa um melhora em 10% em sua rentabilidade. O bom momento da empresa ficou por conta da abertura de 90 novas lojas no ano passado divididas em: Lojas Americanas e Americanas Express, além da ampliação de sua presença em solo nacional com a inauguração da primeira loja no Acre, o que faz a empresa presente em 24 estados e no Distrito Federal (DF).
O Ebitda (lucro antes dos juros) recuou 3,6% nos três últimos meses de 2011, para R$ 565,4 milhões. No ano passado, o Ebitda ficou em R$ 1,448 bilhão, ante aos R$ 1,355 bilhão do ano anterior. Para este ano a perspectiva é de 80 novas lojas, sem esquecer das quatro já inauguradas e do novo Centro de Distribuição, em Uberlândia, Minas Gerais.
A receita operacional da empresa apresentou prejuízo de R$ 510,6 milhões, ante prejuízo de R$ 439,9 milhões no quarto trimestre de 2010. No ano, o prejuízo foi de R$ 1,882 bilhão, ante aos R$ 1,704 bilhão apresentado em 2010. O resultado, nos três últimos meses de 2011 também apresentou prejuízo de R$ 233,9 milhões, ante ao valor de R$ 221 milhões. No ano, o prejuízo financeiro foi de R$ 716,6 milhões, ante prejuízo de R$ 606,4 milhões em 2010.
Veículo: DCI