Descartáveis: Baixa qualidade afeta setor

Leia em 2min

O uso de produtos descartáveis é disseminado entre os consumidores brasileiros. Porém, nem sempre eles seguem os padrões de qualidade exigidos pelos órgãos fiscalizadores. Produtos com defeitos e de baixa qualidade são vendidos a preços menores e geram concorrência desleal no mercado. A Descartáveis Zanatta, sediada em Três Corações, no Sul de Minas, é uma das empresas que "sente" no faturamento essa situação.

Segundo o gerente de planta da companhia, Walmir Vieira de Souza, o principal entrave para o crescimento das vendas dos produtos descartáveis no país é a disputa com produtos que não seguem os padrões impostos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que são maioria no mercado.

A última pesquisa realizada pelo órgão revelou que dentre 12 amostras de copos descartáveis disponíveis no mercado brasileiro, 11 falharam nos teste de massa e resistência. Outras seis marcas falharam em conter o número correto de unidades registrada na embalagem.

A Descartáveis Zanatta, unidade de fabricação e distribuição de produtos descartáveis como copos, pratos, bandejas e tampas do grupo catarinense Canguru, fabrica 280 toneladas de material por mês. Com 13 anos de atuação, ela possui 120 funcionários, porém trabalha com capacidade ociosa de 40%.

A fábrica já chegou a produzir 400 toneladas por mês, mas não era economicamente sustentável. "Tivemos que diminuir nossa produção para aumentar a rentabilidade, mas é difícil competir com os produtos de má qualidade ofertados a preços muito abaixo do mercado. Nós seguimos todos os padrões de qualidade requisitados", explica Souza.


Certificação - Ainda de acordo com o gerente, em julho, o Inmetro pretende exigir das fabricantes de produtos descartáveis a certificação compulsória, que normatiza peso, espessura e resistência do material oferecido aos consumidores. "Os grande compradores, como atacadistas e supermercados, vão ter que comprar os produtos de qualidade, o que vai melhorar a concorrência no mercado", explica.

A empresa é estrategicamente localizada entre as cidades de Belo Horizonte e São Paulo e, neste ano, realizou sua primeira exportação. "Foram enviadas 20 toneladas de copos descartáveis para o Chile. Os compradores externos valorizam mais a qualidade dos produtos", revelou.

Há 40 anos atuando no mercado latino-americano, a Canguru é uma das principais transformadoras de resinas termoplásticas do continente. Ela possui duas unidades voltadas para a fabricação e distribuição de produtos descartáveis em Criciúma, Santa Catarina e Três Corações. Com 30 mil metros quadrados, a unidade mineira foi incorporada ao grupo em 1998.


Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Cultivares aumentam produção de trigo

Novas opções, adaptadas para o Cerrado, mostram alto rendimento e boa aceitação nas ind&uacu...

Veja mais
Chocolate: vendas ainda não decolaram

Produtores de chocolates artesanais sofrem com a concorrência das grandes marcas. Faltando pouco mais de 15 dias ...

Veja mais
Confins terá programa de eficiência logística

Processos de importação serão analisados.A Infraero lançou o Programa de Eficiência Lo...

Veja mais
Ovos de Páscoa: Tradição dos caseiros é deixada de lado

A confecção de ovos de Páscoa em casa, tanto para presentear parentes e amigos quanto para compleme...

Veja mais
No Brasil, Bic planeja ampliar capacidade de produção até 2014

O Brasil é, desde o ano passado, o segundo maior mercado da Bic, fabricante de canetas, isqueiros e artigos de pa...

Veja mais
Revitalização do Center Norte vai custar cerca de R$ 30 mi

Um dos centros de compras mais conhecidos da capital paulista, o Shopping Center Norte, localizado na zona norte de S&at...

Veja mais
Medicamentos com concorrência baixa terão de reduzir preços

Câmara de regulação do setor cria regras para reajuste dos remédios; aumento médio &ea...

Veja mais
Hypermarcas arruma a casa e começa a colher resultados

Dívida líquida diminui, fluxo de caixa aumentou e ação acumula alta de 44%no ano; mas caminh...

Veja mais
Lojas Americanas planeja vender 18 milhões de ovos de chocolate nesta Páscoa

As unidades das Lojas Americanas de todo país já estão decoradas com as tradicionais parreiras de P...

Veja mais