Cultivares aumentam produção de trigo

Leia em 2min 50s

Novas opções, adaptadas para o Cerrado, mostram alto rendimento e boa aceitação nas indústrias.

Os produtores de trigo de Minas terão para o plantio da safra 2011/12 novas opções de cultivares, adaptadas às condições climáticas e de solo do Cerrado. Desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), elas têm como principais características a alta produtividade e a boa aceitação nas indústrias.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Joaquim Soares Sobrinho, o desenvolvimento das novas cultivares teve como objetivo atender à demanda dos produtores de trigo por espécies com melhor desempenho e grande aceitação na indústria, o que garante mercado para o trigo.

"A região do Cerrado brasileiro, incluindo Minas Gerais, tem grande potencial para expandir a produção de trigo. Além das condições climáticas e de solo favoráveis ao desenvolvimento da cultura, a produção brasileira ainda é insuficiente para atender à demanda das indústrias, garantindo mercado para o trigo de alta qualidade. O objetivo de disponibilizar novas cultivares é proporcionar o aumento da qualidade e do rendimento do trigo no Cerrado, além de oferecer à indústria um produto adaptado à demanda", diz.

O consumo estimado de trigo no Brasil para a safra 2011/12 é de 10,4 milhões de toneladas, e a produção de 5,8 milhões de toneladas. Para tentar reduzir o déficit e a dependência das importações, a alternativa mais viável é estimular a produção interna, por meio de cultivares adaptadas às diferentes regiões produtoras.

Como a região dos Cerrados apresenta grande potencial para a expansão da cultura do trigo, a Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), tem indicado para cultivo na região as cultivares de trigo BR 18 (Terena), BRS 254 e BRS 264.

Segundo Soares, a variedade BR 18 destaca-se pela precocidade e ampla adaptação, principalmente em anos pouco favoráveis à cultura do trigo. O cultivo ideal é no sistema de sequeiro, podendo apresentar potencial produtivo de três toneladas por hectare.

A Terena é recomendada para o plantio nos estados de Minas Gerais, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Distrito Federal e Goiás. A cultivar apresenta também resistência moderada à ferrugem da folha, e o trigo gera farinha de boa qualidade industrial.

"Esta cultivar é apropriada para Minas Gerais. Atualmente a área de sequeiro no Estado gira em torno de 500 mil hectares. Além da adaptabilidade ao clima, o trigo gera farinha de alta qualidade para a indústria", diz Soares.


Melhorador - Outra cultivar indicada para Minas é a BRS 254, identificada como trigo melhorador. A cultivar atende prontamente ao mercado de farinha de trigo. Além de Minas é indicada para Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e Bahia. Em sistema irrigado, tem potencial produtivo de seis toneladas por hectare. Apresenta resistência à debulha natural, moderada suscetibilidade às manchas foliares e ampla adaptação a regiões com altitude superior a 400 metros e temperaturas elevadas."A alta qualidade industrial permite que este trigo seja misturado ao de menor qualidade, melhorando os resultados na fabricação de produtos", obsrva.

A BRS 264 tem como principal característica a precocidade, podendo o trigo ser colhido entre cinco e dez dias antes das demais cultivares, o que é essencial para reduzir os custos de produção nos sistemas irrigados. O potencial produtivo é alto, variando de sete a oito toneladas por hectare.  recomendada para os estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal.


Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Governo anuncia apoio para o arroz

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Mendes Ribeiro Filho, anunciou ontem medidas de apoio...

Veja mais
Qoy aumentará produção para 5 toneladas

A fabricante mineira de chocolates Qoy, ex-Doce Cacau, espera a melhor Páscoa desde a fundação, em ...

Veja mais
Chocolate: vendas ainda não decolaram

Produtores de chocolates artesanais sofrem com a concorrência das grandes marcas. Faltando pouco mais de 15 dias ...

Veja mais
Descartáveis: Baixa qualidade afeta setor

O uso de produtos descartáveis é disseminado entre os consumidores brasileiros. Porém, nem sempre e...

Veja mais
Confins terá programa de eficiência logística

Processos de importação serão analisados.A Infraero lançou o Programa de Eficiência Lo...

Veja mais
Ovos de Páscoa: Tradição dos caseiros é deixada de lado

A confecção de ovos de Páscoa em casa, tanto para presentear parentes e amigos quanto para compleme...

Veja mais
No Brasil, Bic planeja ampliar capacidade de produção até 2014

O Brasil é, desde o ano passado, o segundo maior mercado da Bic, fabricante de canetas, isqueiros e artigos de pa...

Veja mais
Revitalização do Center Norte vai custar cerca de R$ 30 mi

Um dos centros de compras mais conhecidos da capital paulista, o Shopping Center Norte, localizado na zona norte de S&at...

Veja mais
Medicamentos com concorrência baixa terão de reduzir preços

Câmara de regulação do setor cria regras para reajuste dos remédios; aumento médio &ea...

Veja mais