Indústria muda estratégia para ampliar consumo entre os mais jovens . O antigo costume do café com leite pela manhã é a estratégia da indústria brasileira do café para incrementar as vendas e ampliar a participação do público mais jovem no consumo dos produtos. Durante o 16º Encontro Nacional da Indústria do Café (Encafe), dados da pesquisa encomendada pelo setor mostra baixo consumo entre o público a partir dos 15 anos de idade. Nos últimos cinco anos, o consumo nesse segmento permaneceu inalterado, representando 13% das vendas. Os números mostram que entre o público acima dos 36 anos, o percentual passou de 48% para 49%.
O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), Almir Filho, explica que os consumidores mais jovens possuem um potencial de transferência de costumes muito forte. "Nosso desafio será reduzir a idade para o público iniciar o consumo, ressaltando as qualidades nutricionais do café". A responsável pela pesquisa, Ivani Rossi, da TNS Intersciense, revela que as informações negativas são alguns dos principais entraves. "O medo de insônia, vício e dores de cabeça são mitos que precisam ser quebrados. Além disso, muitos acreditam que crianças não podem consumir a bebida com receio de prejuízos na saúde posteriormente".
Eduardo Carvalhaes, do Escritório Carvalhaes, diz que o dado é preocupante principalmente no público abaixo dos 15 anos de idade, onde o consumo praticamente não existe. "As mudanças nos perfis dos lares com a mulher saindo para trabalhar mudou os hábitos. O aperfeiçoamento do café instantâneo pode ser uma saída para aumentar o consumo nessa rotina corrida".
Ivani destaca a dinâmica do mercado e diz que a criação de produtos pode contribuir para reverter esse quadro. Francisco Campiche, gerente da Nespresso Brasil, revela que os capuccinos de máquinas de expresso já existem na Europa. "Isso possivelmente chegará ao Brasil".
Ivani destaca o aumento de consumo nos últimos cinco anos como algo positivo. No período, o porcentual no Brasil saltou de 91% para 98%. Almir Filho diz que já passou do momento de o setor correr atrás dos mais jovens. "Durante 20 anos, o público mais jovem saiu do alvo do setor. Precisamos retomar a ação entre esse grupo". O ideal, segundo disse, é unir o estímulo natural do café com o valor nutritivo do leite.
Veículo: Gazeta Mercantil