Os smartphones, telefones celulares inteligentes, da Nokia poderão acessar e-mails gerenciados pelo programa Lotus Notes, da IBM, a partir do próximo mês, informaram as duas empresas nesta quinta-feira.
A interoperabilidade é a mais recente ação da gigante finlandesa na campanha de fortalecimento contra a fabricante do Blackberry, a canadense Research in Motion (RIM).
A Nokia informou que, graças a um novo programa, mais de 80 milhões de usuários de celulares da companhia poderão acessar o correio eletrônico do Notes, voltado a usuários em empresas.
"Com essa parceria, nós poderemos mobilizar cerca de 90% dos e-mails corporativos sem nenhum investimento adicional da corporação", disse o vice-presidente da Nokia, Ilari Nurmi, à agência de notícias Reuters.
"Muitas companhias tem servidores a postos e muitas ferramentas da Nokia no local. O acordo é importante em tempos de consciência de custos", disse o executivo.
A Nokia desistiu do desenvolvimento de seu próprio e-mail corporativo neste ano, optando por buscar parceiros. Ao mesmo tempo, a empresa busca o desenvolvimento de aparelhos para usuários corporativos para melhor competir com a RIM, principal fabricante de celulares com e-mail móvel.
O anúncio vem na contramão do cenário de queda da demanda por aparelhos celulares em todo o mundo, à medida que a economia global enfrenta dificuldades.
A própria Nokia alertou na semana passada que espera que os volumes de vendas se contraiam em 2009.
Alguns analistas consideram o segmento de celulares inteligentes, que possibilitam o envio e recebimento de e-mail, como o segmento de mercado com a melhor expectativa de crescimento para o próximo ano.
Veículo: Gazeta Mercantil