Trakinas Shake nasce do namoro entre Kraft e BRF

Leia em 2min 20s

Parceria para transformar o biscoito em bebida láctea inclui licenciamento da marca, que receberá royalties da gigante de proteínas, cuja ligação existe desde a Sadia


A Kraft Foods e a Brasil Foods anunciaram ontem o lançamento do Trakinas Shake, versão
em bebida láctea da marca de biscoitos que tem a pretensão de, nos próximos cinco anos, estar entre as três mais vendidas do Brasil, segundo Luciane Matiello, diretora de Marketing de lácteos da BRF. O produto deve chegar às prateleiras nesta semana, com preço sugerido de R$ 1,25 para o consumidor final.

Embora a produção do leite aromatizado conte com apoio operacional daK&S- joint venture formada por Kraft e Sadia em 2008 -, o modelo de parceria independe dessa iniciativa.OTrakinas Shake é fabricado pela BRF em Carambeí (PR). A Kraft apenas licenciou a marca Trakinas para a BRF, e vai receber royalties por isso. Mas as empresas não revelaram cifras envolvidas no negócio nem os investimentos feitos para o lançamento.

Os problemas encarados por um empreendimento parecido há dois anos não assustam Kraft
nem BRF. Em 2010, a Nestlé foi alvo de uma enxurrada de reclamações via internet porque sua versão liquida do chocolate Alpino, o Alpino Fast, vinha com a inscrição "não contém Alpino" no rótulo. A companhia acabou dizendo que a bebida tinha, sim, a essência do doce na fórmula e trocou o aviso na embalagem para "a mesma massa do chocolate Alpino". "O sabor foi desenvolvido pela mesma empresa que faz a fórmula do biscoito", diz Luciana. "O sabor é 'morango' ou 'chocolate', não 'sabor biscoito'."

Para quem estranha o ato de "beber Trakinas”, a empresa promete mais ousadias. Em junho, lançará bolachas com gostos de sorvete de limão e de sorvete de frutas vermelhas, como produtos licenciados da animação "A Era do Gelo 4", da Fox.

Reposicionamento No lançamento do leite aromatizado, Sarah Buchwitz, gerente da Trakinas, aproveitou para anunciar o reposicionamento da marca, agora voltada para a geração Z (nascida a partir de 1995). "A gente fala com crianças de 7 a 12 anos, mas vínhamos nos comunicando mais com quem tem entre 8 e 10 anos. Nosso novo foco são os 'tweens' [trocadilho em inglês para pré-adolescente], que tem de 10 a 12 anos."

O gesto de se voltar para os "tweens" também poderia ser um jeito de a marca se reconciliar com uma faixa etária mais avançada. Em 2011, um ano após a Kraft alterar a fórmula dos biscoitos Trakinas, surgiu na empresa a queixa de que os clientes decanos da bolacha,que começaram a comprar o biscoito quando eram crianças, haviam parado de consumir o produto - apesar de a novidade ter agradado às mães, alargando a base consumidora. Sarah nega. "A inclusão da farinha integral não alterou o sabor."


Veículo: Brasil Econômico


Veja também

Queijos Sadia chegam ao mercado em embalagens de 400 gramas

Inicialmente, os produtos serão comercializados em São Paulo e no Nordeste A Brasil Foods (BRF) lan&cced...

Veja mais
Venda de TV de LED vai passar a de LCD este ano

Perspectiva é que as TVs muito finas respondam por 60% do mercado e os aparelhos de LCD, por 40%, segundo fabrica...

Veja mais
Páscoa gera 70 mil vagas temporárias; efetivações caem

Os preparativos para o feriado da Páscoa causaram a contratação de 70.800 funcionários tempo...

Veja mais
Déficit da balança de frutas frescas tem forte aumento no 1º trimestre

Ainda que os exportadores brasileiros de frutas tenham se beneficiado de condições climáticas mais ...

Veja mais
Capital Realty cresce na região Sul

De olho na demanda de operadores logísticos e de varejistas a paranaense Capital Realty pretende investir R$ 80 m...

Veja mais
Exportações caem e mercado interno absorve oferta de fruta

Desde a crise de 2008, os embarques ao exterior vêm diminuindo, e a tendência de baixa deve se repetir neste...

Veja mais
Varejo está otimista com Dia das Mães

No varejo a sensação é de que a desaceleração das vendas ficou para trás. Para...

Veja mais
Venda de Páscoa em Campinas sobe 5,9%

A Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic) divulgou ontem um balanço dos números...

Veja mais
Leite Nilza consegue registro e deve operar neste mês

A indústria de laticínios Leite Nilza, de Ribeirão Preto (313 km de SP), conseguiu junto ao governo...

Veja mais