Parceria para transformar o biscoito em bebida láctea inclui licenciamento da marca, que receberá royalties da gigante de proteínas, cuja ligação existe desde a Sadia
A Kraft Foods e a Brasil Foods anunciaram ontem o lançamento do Trakinas Shake, versão
em bebida láctea da marca de biscoitos que tem a pretensão de, nos próximos cinco anos, estar entre as três mais vendidas do Brasil, segundo Luciane Matiello, diretora de Marketing de lácteos da BRF. O produto deve chegar às prateleiras nesta semana, com preço sugerido de R$ 1,25 para o consumidor final.
Embora a produção do leite aromatizado conte com apoio operacional daK&S- joint venture formada por Kraft e Sadia em 2008 -, o modelo de parceria independe dessa iniciativa.OTrakinas Shake é fabricado pela BRF em Carambeí (PR). A Kraft apenas licenciou a marca Trakinas para a BRF, e vai receber royalties por isso. Mas as empresas não revelaram cifras envolvidas no negócio nem os investimentos feitos para o lançamento.
Os problemas encarados por um empreendimento parecido há dois anos não assustam Kraft
nem BRF. Em 2010, a Nestlé foi alvo de uma enxurrada de reclamações via internet porque sua versão liquida do chocolate Alpino, o Alpino Fast, vinha com a inscrição "não contém Alpino" no rótulo. A companhia acabou dizendo que a bebida tinha, sim, a essência do doce na fórmula e trocou o aviso na embalagem para "a mesma massa do chocolate Alpino". "O sabor foi desenvolvido pela mesma empresa que faz a fórmula do biscoito", diz Luciana. "O sabor é 'morango' ou 'chocolate', não 'sabor biscoito'."
Para quem estranha o ato de "beber Trakinas”, a empresa promete mais ousadias. Em junho, lançará bolachas com gostos de sorvete de limão e de sorvete de frutas vermelhas, como produtos licenciados da animação "A Era do Gelo 4", da Fox.
Reposicionamento No lançamento do leite aromatizado, Sarah Buchwitz, gerente da Trakinas, aproveitou para anunciar o reposicionamento da marca, agora voltada para a geração Z (nascida a partir de 1995). "A gente fala com crianças de 7 a 12 anos, mas vínhamos nos comunicando mais com quem tem entre 8 e 10 anos. Nosso novo foco são os 'tweens' [trocadilho em inglês para pré-adolescente], que tem de 10 a 12 anos."
O gesto de se voltar para os "tweens" também poderia ser um jeito de a marca se reconciliar com uma faixa etária mais avançada. Em 2011, um ano após a Kraft alterar a fórmula dos biscoitos Trakinas, surgiu na empresa a queixa de que os clientes decanos da bolacha,que começaram a comprar o biscoito quando eram crianças, haviam parado de consumir o produto - apesar de a novidade ter agradado às mães, alargando a base consumidora. Sarah nega. "A inclusão da farinha integral não alterou o sabor."
Veículo: Brasil Econômico