A marca como sinônimo de produto

Leia em 1min 40s

Diariamente convivemos com várias marcas que viraram sinônimo de um determinado tipo de produto. A marca em si não é mais comprada, mas sim um produto – mesmo de outra marca – chamando-o pelo nome da marca, como é o caso do Chiclete (goma de mascar), do Bombril (lã de aço), Gillette (lâmina de barbear), Xerox (cópia), Durex (fita adesiva), Pirex (refratário de vidro). E não é difícil pensar em uma lista de produtos do dia a dia cujas marcas se tornaram mais populares que a denominação do produto em si. A marca passa a ser o próprio produto. Ela é um símbolo que identifica e transmite um valor de quem a inventa. Registrar e saber o valor do produto é fundamental para uma empresa.

O caso mais recente é o da marca registrada pela Kawasaki, o Jet-Ski. A empresa enviou comunicado à imprensa pelo uso equivocado da marca ao se referir a uma “moto aquática” envolvida em acidentes. Há inúmeras marcas que investem alto em propaganda e ações para aproximar o consumidor de seu produto ou serviço. O que é feito, na verdade, é criar um vínculo emocional com o cliente que desperte a sua fidelidade. Para atingir seus consumidores desta forma, existem companhias que buscam gerar contato maior e direto entre a marca e o seu público-alvo. O principal processo para isso é criar uma conexão e conhecer primeiro os valores e até mesmo o pensamento do cliente. Exemplo claro disso é o que acontece com as estratégias utilizadas para conquistar o público infantil. As crianças são as mais atingidas e também recíprocas com uma marca. Estar sempre em primeiro lugar na mente do consumidor faz parte das estratégias de marketing destas marcas desde seu lançamento. Hoje, porém, é cada vez mais difícil ver o surgimento delas no mercado mundial devido à grande variedade de produtos e opções nas prateleiras.


Veículo: Jornal do Comércio - RS


Veja também

Produção de vinagre

A Castelo Alimentos, dona da maior e mais moderna linha de produção de vinagre do país, dever&aacut...

Veja mais
Dia das Mães: Varejo de BH deve girar R$ 2,13 bi

Data vai impulsionar os negócios do ramo após o desempenho moderado do início do ano.Segunda data c...

Veja mais
Castelo produzirá mais de 71 milhões de litros de vinagre em 2012

Empresa fechou 2011 com crescimento de 4,28% na receita, superando as projeções iniciais A Castelo Alim...

Veja mais
Mattel vai expandir produção no Brasil

Famosa pela forte importação dos produtos que vende no Brasil, a Mattel tem planos de se tornar a maior fa...

Veja mais
Macy's venderá produtos brasileiros em lojas nos EUA

Maior rede de lojas de departamento dos Estados Unidos, a Macy's vai vender produtos brasileiros em suas lojas até...

Veja mais
Varejo alimentício

Em um mercado empresarial tão competitivo torna-se cada vez mais necessária a busca constante pelo conheci...

Veja mais
IPC-Fipe se eleva, puxado pelo cigarro

A inflação na cidade de São Paulo, medida pela Fundação Instituto de Pesquisas Econ&o...

Veja mais
Divergências mantêm o Consecitrus na geladeira

Era para ter sido assinado ontem, em São Paulo, o estatuto do Conselho da Citricultura (Consecitrus), nova entida...

Veja mais
Colheita mecânica de uva em Mendoza

A colheita manual da uva na Província argentina de Mendoza caminha para o fim. Máquinas colhedoras da frut...

Veja mais