Mercado brasileiro para classe AA pode crescer até 30% este ano

Leia em 1min 50s

Nada de estranhamento aparente com relação à forte movimentação de empresas do comércio varejista em atender e fidelizar os clientes afoitos por produtos e serviços de luxo no Brasil. Estudos apontam que o número de milionários no País crescerá 59% nos próximos quatro anos, sendo a perspectiva de haver um incremento de 30% este ano, ante 2011, quando o segmento envolveu US$ 10 bilhões no Brasil.

De acordo com Dalton Viesti, coordenador de Graduação da Escola de Negócios da Trevisan, a perspectiva é que surjam novos centros de concentração de riqueza nacionais principalmente por conta de setores como a agroindústria, além das empresas de prestação de serviços. "Hoje existe um crescimento nessas áreas, que têm se desenvolvido muito. Assim, surgem novos milionários", comenta Viesti, ao DCI.

Questionado sobre quais seriam as principais cidades a se destacar na composição da alta renda brasileira, o especialista lembra principalmente das grandes capitais. "Geralmente vemos esse cenário com mais clareza nos grandes centros, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte (MG), além de Brasília (DF)", estima. Para ele, são essas áreas também que deverão receber mais grifes internacionais para atender aos brasileiros, que costumam viajar para outros países inclusive para comprar determinados produtos de marca. "Muito do que o pessoal costuma comprar quando viaja para fora passará a ser encontrado aqui", crê.

Nem por isso o número de produtos importados deve sofrer um forte impacto de retração no segmento de luxo. A perspectiva é que essa área possa crescer até 30% este ano, em cima de uma base alta. No ano passado, a expansão foi de 33% em relação ao mesmo período de 2010. O termômetro das estimativas está em dados apurados com a consultoria Knight Frank e Citi Private Bank, e analisados pela Trevisan.

Tais informações indicam o mercado atrativo e em plena expansão, por isso parece natural que os consumidores brasileiros despertem a atenção das empresas voltadas a esse perfil de público. O nicho é grande, porém existem poucos players especializados no atendimento ao público de classe AA. "O Brasil será o alvo principal dos negócios no segmento e beneficiará os clientes em seus desejos por essas marcas e produtos."


Veículo: DCI


Veja também

Brasil recebe evento de alimentação inovadora

Para ganhar espaço em um mercado em que o consumidor se mostra cada vez mais exigente, as redes de alimenta&ccedi...

Veja mais
Indústria e Sociedade Rural se unem para criar o Consecitrus

A indústria de processamento de suco de laranja e a Sociedade Rural Brasileira (SRB) oficializaram a criaç...

Veja mais
Lei do aviso prévio gera confusão entre advogados

No final do ano passado, ocorreram mudanças importantes nas regras que pautam as rescisões de contratos de...

Veja mais
Brasileiros apoiariam oferta de Coty

A corretora Sanford Bernstein vê chances de a empresa brasileira de private equity 3G Capital, dos brasileiros Jor...

Veja mais
Bunge cria novo conceito para margarina Delícia

Por Margareth Meza   Bunge cria campanha bem-humorada para retratar o cotidiano do universo feminino ...

Veja mais
Há espaço para crescer mais rápido

A melhora no humor do consumidor nos primeiros meses do ano levanta discussões sobre os efeitos desse movimento n...

Veja mais
Flora quer tirar Nivea e Unilever do chuveiro

Empresa do grupo J&F reestrutura suas marcas para brigar por mercado de R$ 3 bi O sabonete Francis, criado há...

Veja mais
Mais opções de azeites gourmets

O crescimento do mercado brasileiro para produtos que passam longe da cesta básica ocupa executivos do mundo todo...

Veja mais
Produção gaúcha de leite também sofre com a seca e recua 30% desde dezembro

A estiagem que castigou o Rio Grande do Sul desde o fim do ano passado não prejudicou apenas os produtores de gr&...

Veja mais