As regiões de Norte, Nordeste e Centro-Oeste, que juntas somam 27% da riqueza nacional, são o novo foco da Unilever para crescer em sabão em pó nos próximos anos. A multinacional anglo-holandesa anunciou ontem investimentos de R$ 85 milhões para duplicar a capacidade de produção de sabão em pó da sua fábrica de Igarassu, em Pernambuco.
Inaugurada em 1996, para produzir o sabão em pó Ala, vendido só no Norte e Nordeste do país, a planta vai englobar, a partir de janeiro de 2010, a fabricação das marcas Omo, Surf e Brilhante, cuja produção até então se concentrava em Indaiatuba (SP), a maior fábrica de sabão em pó da companhia no mundo.
Segundo o vice-presidente de assuntos corporativos da Unilever, Luiz Carlos Dutra, a produção no interior paulista se mantém, o que indica que a companhia acredita em aumento da demanda, mesmo em tempos de crise. "Essa turbulência é pontual e a Unilever investe para o longo prazo", diz Dutra.
O mercado de sabão em pó e líquido movimentou R$ 3,13 bilhões em 2007 segundo a Nielsen, com ligeira queda de 1,1% em relação a 2006. No volume, cresceu 1,5% ano passado, para 667 mil toneladas. No acumulado dos oito primeiros meses desse ano, frente a igual período de 2007, a venda em volume cresceu 2,5% e, em valor, subiu 1%. Apesar do cenário aparentemente estagnado, a Unilever conseguiu fazer crescer a participação das suas marcas no período, de 70,4% para 71%.
A empresa não informa quanto o Nordeste representa na receita, mas o sucesso da marca popular Ala é fato: as vendas vêm crescendo 20% ao ano. Agora, com a ampliação da fábrica, o objetivo é impulsionar no Norte, Nordeste e Centro-Oeste o consumo do top de linha Omo (dono de 49% do mercado em valor), e das marcas intermediárias Surf e Brilhante.
Com o incremento na capacidade de produção (não revelada), a fábrica de Igarassu se torna a terceira maior da Unilever na América Latina em sabão em pó, só perdendo para Indaiatuba e para uma planta na Argentina. O investimento em Igarassu, localizada a 36 quilômetros da capital Recife, já estava previsto no planejamento estratégico da Unilever até 2012, ano em que a unidade brasileira pretende se tornar a segunda maior do mundo na receita da companhia (hoje, ocupa a terceira posição, atrás de EUA e Inglaterra).
Veículo: Valor Econômico