Depois de investir R$ 10,1 milhões na compra de 50% da Blue Pink (BPK S/A), varejista que atua no segmento de enxovais e roupas para bebê, a Marisol agora prepara a expansão da rede. Inaugura nesta sexta-feira a 14ª loja, uma megastore no Shopping Aricanduva, em São Paulo, e prevê chegar a um total de 40 lojas Blue Pink até o fim de 2009, criando assim a primeira grande rede de varejo nacional voltada para bebês.
"Há boas redes deste setor hoje em operação no Brasil, mas são todas redes regionais", diz Giuliano Donini, presidente da Marisol, sobre a oportunidade da compra. Ele não revela os investimentos que serão necessários em toda a expansão da Blue Pink, mas explica que será um misto entre lojas próprias e franqueadas. As lojas próprias serão minoria, cerca de 20% do total. Na loja que inaugura sexta-feira foi necessário investimento de cerca de R$ 1 milhão.
Na cidade de São Paulo, a intenção é ter somente lojas próprias, dando continuidade à forma que a empresa antes da aquisição já operava. Mas diz que tem planos para outras regiões, como o interior paulista, com uma atuação principalmente por meio de franquias.
A compra da Blue Pink está relacionada com a estratégia da Marisol de reforçar sua atuação como gestora de marcas e de uma rede de varejo. A aquisição ocorreu aproximadamente dois anos e meio depois da compra da grife de biquínis Rosa Chá. Donini diz que a Blue Pink vai atingir a classe média enquanto as outras marcas que já possui para o público infantil, a Lilica Ripilica e a Tigor T Tigre, focam o público de alta renda.
A Blue Pink era um antigo cliente da Marisol, administrada por Márcio Gonçalves. Era uma empresa familiar e cerca de 70% de suas vendas estava focado em artigos de vestuário para bebês. A compra chamou a atenção até porque foi anunciada em plena crise econômica mundial. " Mas começamos a negociar antes do estouro da crise (em meados de setembro). O momento de crise pede atenções redobradas, mas também é um momento de oportunidades e vamos continuar com essa postura", diz ele, acrescentando que há possibilidade de outras aquisições serem feitas pela empresa "em outras áreas".
Gonçalves segue como diretor geral da rede. Donini acumula a presidência da Blue Pink. Também foi criado um conselho de administração, no qual há três cadeiras, sendo duas da Marisol. "Dividimos a gestão com o antigo proprietário porque este é um nicho novo e Gonçalves tem conhecimento nisso, enquanto nós temos know how porque o sistema de franquias é desenvolvido pela Marisol há 10 anos". A expectativa é que a Blue Pink nos próximos cinco anos represente até 10% do faturamento da Marisol. Até setembro deste ano, a Marisol teve receita líquida de R$ 255,7 milhões.
Sobre as enchentes em Santa Catarina, Donini diz que a Marisol está próxima da área mais afetada - Jaraguá é muito perto de Blumenau-, mas a empresa não foi diretamente afetada
Veículo: Valor Econômico