A Realgem's, que tem como principal atividade a fabricação de cosméticos em pequenos frascos para hotéis, está apostando no crescimento na demanda no Brasil, onde é uma das maiores do segmento, mas decidiu que é hora também de romper fronteiras. Começou a enviar produtos para o Uruguai, Angola e Paraguai no ano passado e, agora, está prospectando o mercado de Cuba, onde planeja chegar em breve.
As exportações ainda são pequenas - devem somar US$ 300 mil em 2012 e, em três anos, a meta é chegar a US$ 1 milhão. Mas a direção da empresa quer conquistar redes que atuam nos países vizinhos e atendem brasileiros que já conhecem os xampus, sabonetes e cremes feitos no Paraná, onde fica sua sede.
De olho no aumento da demanda hoteleira por causa da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016, e também das vendas externas, os donos da Realgem's investiram nos últimos dois anos R$ 3,5 milhões em ampliação de capacidade, a maior já feita na empresa. Pagaram 30% e financiaram 70% das obras. Agora, se houver demanda, podem fazer o dobro de sabonetes.
A empresa familiar que tem faturamento anual de R$ 25 milhões foi planejada por um ex-funcionário da Xerox e seu filho, Mauro Carvalho de Oliveira, que está com 44 anos, é químico industrial e ocupa o cargo de diretor comercial. Eles começaram com duas marcas de cosméticos para o varejo, Princess e Florence e, há 23 anos, viram que havia espaço na hotelaria, onde têm como concorrentes as paulistas Harus, Ecco e Classic Colection, entre outras. "Em vez de sabonetes de 90 a 120 gramas, passamos a fazer de 15 a 60 gramas e xampus com 30 mililitros", lembra o empresário. A estratégia deu certo e a empresa entrega seus produtos hoje em 4 mil endereços no país, desde pousadas, motéis e resorts a rede nacionais e internacionais, como Accor. e Atlantica.
Cerca de 70% das embalagens e produtos são personalizados e levam os nomes dos clientes, mas a empresa também vende itens com as marcas Realgem's e Terra Brasilis, uma das mais conhecidas, que usa insumos típicos do país. A empresa tem três plantas industriais, uma em Curitiba, onde faz cosméticos para o varejo, e duas em Colombo, na região metropolitana, onde fabrica itens para hotelaria, frascos e tampas de plástico - ela faz 30% das embalagens que usa. No segmento de "amenities" (os cosméticos para hotéis) são produzidos 4 milhões de sabonetes por mês e 1,8 milhão de frascos de cosméticos. A hotelaria responde por 80% das receitas do grupo, que nos últimos cinco exercícios cresceram de 10% a 15% ao ano.
A Realgem's atende hotéis de diversos padrões e, para os mais exigentes, criou a linha H;A, em parceria com o estilista Alexandre Herchcovitch, com oito itens. Também tem parceria com a italiana La Bottega Dell'Albergo e deve iniciar a fabricação de produtos da marca no segundo semestre.
Veículo: Valor Econômico