Aumenta o interesse em investir em pequenos e médios municípios

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Não está muito longe o dia em que o número de shopping centers nas cidades do interior ultrapassará os instalados nos grandes centros urbanos do país. Até o fim deste ano, 113 novos centros de compras devem entrar em funcionamento, segundo previsão feita pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop). Os investimentos declarados para a execução desses novos projetos superam R$ 5 bilhões e devem levar à instalação de 20,3 mil novas lojas.

O caminho escolhido pelos investidores em shopping centers segue a lógica de atender um público que antes tinha de se deslocar até as grandes cidades para realizar suas compras. Além disso, atende à necessidade do varejo e da indústria de bens de consumo de estarem mais próximos dessa clientela. Segundo o presidente da Alshop, Nabil Sahyoun, a tendência é desse cenário se acentuar e contribuir para movimentar mais as economias dessas localidades.

Esses foram os principais fatores que motivaram a Argo Desenvolvimento e Gestão a planejar a instalação de amplo empreendimento em Itaboraí (RJ). Ao todo, serão R$ 250 milhões em um grande complexo urbanístico que inclui shopping center, prédio de escritórios, hotel e conjunto residencial. Apenas o shopping center deverá consumir R$ 140 milhões e deverá entrar em operação no segundo semestre de 2013, diz Hugo Matheson, diretor da Argo.

Itaboraí tem 230 mil habitantes, mas a população deverá dobrar em pouco tempo, segundo Matheson. A projeção leva em conta o impacto que a construção da Comperj, o maior complexo petroquímico do Rio de Janeiro, que está sendo construído na região pela Petrobras.

A Tenco Shopping Centers vai investir em torno de R$ 350 milhões para erguer os primeiros shopping centers de Macapá (AP), Boa Vista (RR) e Arapiraca (AL). Além desses valores, a empresa ainda investiu, neste ano, mais R$ 40 milhões na expansão Cariri Shopping Center, em Juazeiro do Norte (CE).

A ampliação do Cariri deverá ser concluída em julho e, no mesmo mês, a Tenco espera lançar mais um empreendimento, desta vez em pleno cerrado baiano, na cidade de Barreiras, que abriga uma das mais recentes fronteiras de expansão do agronegócio, sustentada pela soja, pelo milho e, mais recentemente, pelo algodão.

"A partir de 2007/2008, decidimos focar nossos investimentos em cidades que não tinham um shopping, em função do aumento da concorrência nos grandes centros urbanos. Foi quando fizemos os shopping de Mossoró (RN) e Macaé, na região dos Lagos, no Rio de Janeiro", afirma Eduardo Gribel, diretor-geral da Tenco.

Nos próximos cinco anos, de acordo com pesquisa realizada pela Tenco, 72% das lojas em shoppings fora do eixo Rio-São Paulo pertencerão a franqueados. Ao contrário do que ocorre nos grandes centros, onde a tendência é de as empresas de varejo manter operações próprias, nas cidades do interior predominam as franquias. O fenômeno revela o impacto positivo proporcionado pelos centros comerciais em pequenas e médias localidades.

No Nordeste, a construção do Pátio Arapiraca Garden Shopping exigirá um investimento inicial de R$ 105 milhões. De acordo com Gribel, com a entrada em operação da segunda etapa, projetada para abril de 2014, o desembolso para a consolidação do shopping ser de R$ 120 milhões a R$ 130 milhões.

A Terral Shopping Centers e a Itebra Instalações e Construções Técnicas Ltda instalou um centro comercial em Águas Lindas, uma cidade dormitório com pouco menos de 200 mil habitantes na região do Distrito Federal. A inauguração ocorreu no fim de maio, com boa repercussão entre os moradores da região.



Veículo: Valor Econômico



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