Enchentes forçam desvio de contêineres

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Com a completa paralisação dos portos de Itajaí e Navegantes (SC) devido as enchentes, toda a carga conteinerizada destinada a estes terminais está sendo desviada para Paranaguá (PR), Santos (SP) e São Francisco(SC). "Até aqui não houve rejeição de nenhum contêiner mesmo com estes terminais operando perto do limite de sua capacidade porque há muita importação parada nos portos brasileiros devido a crise de crédito", disse Juarez Moraes e Silva, diretor do Terminal de Contêineres de Paranaguá e presidente da Associação Brasileira de Terminais de Contêineres (Abratec).

 

Canal assoreado

 

Segundo ele, a movimentação de Itajaí em setembro foi de 37 mil TEU’s (unidade que equivale a um contêiner de 20 pés) e a de Navegantes de 27 mil TEU’s e em novembro se esperava movimentar algo parecido com este número. "Segundo a autoridade portuária local, dois dos três berços operacionais de Itajaí estão danificados e um quarto estava em obras. Em Navegantes, o assoreamento do canal de acesso impede qualquer operação. Não há previsão de qualquer embarque nestes portos pelo menos até dia 15 de dezembro", disse Juarez Moraes e Silva.

 

A previsão é a de que algum berço possa funcionar depois disso, mas a recuperação total destes portos se dará somente nos próximos seis meses. O Porto de Itajaí é responsável pela movimentação de 30% da exportação nacional de congelados segundo o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), com o frango congelado representa a maior fatia das exportações (57%), o que significa cerca de 40% da movimentação nacional.

 

O Porto de Paranaguá responde por 29% da movimentação e o Porto de Santos por 8,5%.Principal ponto de escoamento das exportações catarinenses, o Porto de Itajaí deixa de movimentar, a cada dia fechado, US$ 35 milhões, segundo informações fornecidas pela autoridade portuária local.

 

Veículo: Gazeta Mercantil


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