General Mills tem expansão

Leia em 2min 30s

A crise financeira internacional ainda não afetou os negócios da norte-americana General Mills, indústria alimentícia com planta em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), no Brasil. De acordo com o gerente de Marketing, Marcos Henrique Scaldelai, as projeções de crescimento da empresa, que detém as marcas Frescarini e Forno de Minas, estão mantidas.

 

A indústria deverá fechar 2008 com um incremento de 15% no faturamento em relação ao exercício passado. Segundo o gerente, o nível de demanda por produtos da companhia ainda não apresentou retração. Com isso, o ritmo se mantém o mesmo registrado no decorrer do ano.

 

Ele lembrou que no primeiro semestre deste ano a empresa realizou investimentos para ampliar a unidade em Contagem. Com os aportes, passaram a ser produzidos em Minas as massas da linha Frescarini, que eram fabricadas na Argentina.

 

Também é produzido na RMBH a massa congelada de pão de queijo Forno de Minas, que foi adquirida pela companhia em 1999. Apesar de não revelar o valor investido, em matéria publicada anteriormente pelo DIÁRIO DO COMÉRCIO, eram estimadas inversões da ordem de R$ 10 milhões.

 

Conforme Scaldelai, cerca de 5% da produção do pão de queijo é exportada, sendo o principal destino os Estados Unidos. Além disso, há embarques para a França, Itália e Japão. No caso das massas, a comercialização é realizada somente no Brasil. "São produtos frescos, o que invabiliza as exportações", explicou.

 

Geração de empregos - Com os investimentos na planta mineira foram criados entre 50 e 60 postos de trabalho, segundo o gerente de Marketing. A General Mills é responsável pela geração de 350 postos de trabalho na RMBH.

 

Além dos itens produzidos em Minas, a companhia importa as linhas Haangen-Dazs (sorvetes) e Nature Valley (barras de granola). A empresa prepara-se para conquistar 15% do mercado nacional de sorvetes superpremium em virtude de ações para consolidar a marca Haangen-Dazs.

 

A General Mills é a quinta maior fabricante de alimentos do mundo. A empresa está presente em mais de 100 países, sendo reponsável por 25 mil postos de trabalho no mundo. O faturamento da companhia é de aproximadamente US$ 16 bilhões anuais. A multinacional está presente no Brasil desde 1996.

 

De acordo com os últimos resultados divulgados pela Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia), as vendas reais do setor cresceram 4,5% no primeiro semestre de 2008, ante o mesmo período do ano passado. As projeções para o atual exercício apontam para um faturamento de R$ 60,9 bilhões, o que representa um incremento de 19,8% sobre 2007.

 

Os setores que impulsionaram os negócios foram o de derivados de trigo, carnes, óleos e gorduras vegetais, chocolates e foodservice (alimentação fora do lar). A entidade ainda informou que a produção da indústria de alimentos cresceu 7,9% nos primeiros seis meses do ano, ante igual período do exercício passado.

 

Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

CNA busca preço de referência do leite

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou na última quarta-feira uma Linha Especial de Crédito (L...

Veja mais
Teka foca em exportações

A Teka, ao prever ampliar o percentual de exportação em 2009 para 30% do faturamento, é exemplo de ...

Veja mais
Locar tira ‘s’ da crise e segue investindo

Na quinta-feira o empresário Julio Eduardo Simões, dono da Locar Transportes e Guindastes, uma das maiores...

Veja mais
Vagas serão mais escassas na indústria do que no comércio

Na economia real, a indústria e seus empregos são apontados pela maior parte dos analistas como os mais im...

Veja mais
Apesar da crise, varejo aposta em estabilidade nas vendas de Natal

Resultado deve ser equivalente ao do ano passado, quando o faturamento do setor foi o melhor da década   A...

Veja mais
Desobediência a regras para rótulos pode render multa

Empresa deve atentar em normas de diversos órgãos   Na hora de embalar o alimento produzido, uma da...

Veja mais
Nestlé quer vender alternativa ao doping

A Nestlé, maior companhia de alimentação do mundo, decidiu entrar firme no nicho da nutriç&a...

Veja mais
Com versão light, Catupiry investe em delícias enxutas

O cardápio de algumas das milhares de pizzarias e lanchonetes em todo o país deve exibir novas opç&...

Veja mais
Chuva eleva custo do transporte

Aliada à precariedade das estradas, empresas aumentam os gastos com manutenção.  Com a chegad...

Veja mais