Preçolandia aposta na interatividade

Leia em 2min 30s

A rede de varejo Preçolandia, especializada em produtos para a casa, começou a adotar um novo formato para suas lojas. A proposta da empresa é tornar as compras mais intuitivas, ao remeter o cliente a ambientes que lembram os encontrados nas residências. A rede também passou a adotar tecnologias que permitem uma maior interação dos consumidores com os produtos disponíveis, como monitores que dão dicas sobre a utilização de diversos itens e terminais nos quais é possível elaborar listas de compras.
 
A primeira loja com esse novo formato está instalada no shopping Tamboré, na Grande São Paulo.
 
Dentro da reformulação do conceito dos seus pontos de venda, a Preçolandia dispôs utensílios de cozinha em ambientes que lembram uma cozinha; produtos de banho agora ficam em espaços semelhantes a um banheiro. Esse mesmo padrão é levado para os demais espaços de uma casa. “As pessoas têm cada vez menos tempo para fazer compras, por isso, resolvemos deixá-las mais práticas. Quem olha para uma cozinha sabe os produtos que estarão lá”, explica Jean Paulo Zakka, diretor da Preçolandia.
 
O diretor da rede, Jean Paulo Zakka apresenta terminal interativo em loja. - Divulgação
Variedade – Não muda a variedade de produtos nas lojas que terão o novo padrão – apenas sua disposição nos novos espaços. Até o final deste ano estão previstas mais três unidades no novo formato, instaladas no futuro shopping Metrô Tucuruvi, no shopping Mauá Plaza e uma prevista para Moema, que será a única loja de rua no início do processo de adaptação da rede.
 
O investimento na unidade do shopping Tamboré foi de R$ 2,7 milhões. Além da ambientação, esse montante foi investido em novas tecnologias interativas para chamar a atenção dos consumidores. Monitores espalhados pelos espaços da loja darão dicas de uso dos produtos vendidos, como, por exemplo, uma receita de bolo usando determinada batedeira. Caso o cliente goste da dica, ele pode anotar seu código e, por meio de terminais touch screen presentes na loja, enviar a dica para seu e-mail particular.
 
Os terminais com essa tecnologia de toque – são cinco na loja do Tamboré – permitem que o cliente faça listas de compras e pesquise listas de casamento cadastradas. Além disso, o consumidor pode obter a descrição de produtos específicos e acessar o sistema Kit Casa – sistema que possibilita a personalização de uma lista de compras de acordo com as diretrizes que inserir, entre elas, o estilo de vida. Pessoas que gostam de esportes, ou de fazer churrasco, por exemplo, terão a indicação de produtos tendendo para esses perfis.
 
O sistema Kit Casa está em fase de implantação também, no site da Preçolandia. “É um sistema  intuitivo, simples de operar”, diz Zakka.
 
Apesar de as lojas com novo padrão valorizarem a autonomia do cliente, o atendimento presencial não foi descartado.
 
Os vendedores dessas novas unidades estarão munidos de iPads com informações técnicas dos produtos oferecidos.
 
A Preçolandia está no mercado há 34 anos e trabalha com produtos de utilidade doméstica, eletrodomésticos, artigos de cama, mesa e banho e brinquedos.
 


Veículo: Diário do Comércio - SP


Veja também

Lojista sentirá retração de vendas com a proibição da Anatel

Celulares e tablets são alguns dos produtos de interesse do público masculino, e as vendas do segmento par...

Veja mais
Electrolux lucra 36% mais no 2º trimestre, redução do IPI no Brasil é destaque

O crescimento forte na América Latina e na Ásia compensou as vendas menores da Electrolux na Europa. A inf...

Veja mais
Vendas de supermercados em SP crescem 2% em maio

As vendas nos supermercados no Estado de São Paulo aumentaram 2,13% em maio na comparação com igual...

Veja mais
Kimberly-Clark lança fralda que imita shorts

A Kimberly-Clark lançou a fralda Huggies UP&GO, que pode ser vestida como um short, o que elimina a necessida...

Veja mais
Clima impulsiona cotação do grão

O ritmo de colheita do café está inferior ao de 2011 As chuvas registradas ao longo dos últimos me...

Veja mais
Ministério fiscaliza trabalho terceirizado

Os supermercados mineiros entraram na mira do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que iniciou neste ano uma f...

Veja mais
Comerciante ainda está pouco confiante

Percepção sobre momento atual piorou.O indicador que mede a confiança do empresário do com&e...

Veja mais
O rumo das farmácias brasileiras

Com classe C e mais idosos, elas crescem. Clientes pedem agora conveniência: itens de beleza, higiene e até...

Veja mais
Seca nos EUA pode provocar crise global de alimentos

Alta dos preços de commodities agrícolas terá repercussões além das fronteiras do pa&...

Veja mais