A rede de varejo Preçolandia, especializada em produtos para a casa, começou a adotar um novo formato para suas lojas. A proposta da empresa é tornar as compras mais intuitivas, ao remeter o cliente a ambientes que lembram os encontrados nas residências. A rede também passou a adotar tecnologias que permitem uma maior interação dos consumidores com os produtos disponíveis, como monitores que dão dicas sobre a utilização de diversos itens e terminais nos quais é possível elaborar listas de compras.
A primeira loja com esse novo formato está instalada no shopping Tamboré, na Grande São Paulo.
Dentro da reformulação do conceito dos seus pontos de venda, a Preçolandia dispôs utensílios de cozinha em ambientes que lembram uma cozinha; produtos de banho agora ficam em espaços semelhantes a um banheiro. Esse mesmo padrão é levado para os demais espaços de uma casa. “As pessoas têm cada vez menos tempo para fazer compras, por isso, resolvemos deixá-las mais práticas. Quem olha para uma cozinha sabe os produtos que estarão lá”, explica Jean Paulo Zakka, diretor da Preçolandia.
O diretor da rede, Jean Paulo Zakka apresenta terminal interativo em loja. - Divulgação
Variedade – Não muda a variedade de produtos nas lojas que terão o novo padrão – apenas sua disposição nos novos espaços. Até o final deste ano estão previstas mais três unidades no novo formato, instaladas no futuro shopping Metrô Tucuruvi, no shopping Mauá Plaza e uma prevista para Moema, que será a única loja de rua no início do processo de adaptação da rede.
O investimento na unidade do shopping Tamboré foi de R$ 2,7 milhões. Além da ambientação, esse montante foi investido em novas tecnologias interativas para chamar a atenção dos consumidores. Monitores espalhados pelos espaços da loja darão dicas de uso dos produtos vendidos, como, por exemplo, uma receita de bolo usando determinada batedeira. Caso o cliente goste da dica, ele pode anotar seu código e, por meio de terminais touch screen presentes na loja, enviar a dica para seu e-mail particular.
Os terminais com essa tecnologia de toque – são cinco na loja do Tamboré – permitem que o cliente faça listas de compras e pesquise listas de casamento cadastradas. Além disso, o consumidor pode obter a descrição de produtos específicos e acessar o sistema Kit Casa – sistema que possibilita a personalização de uma lista de compras de acordo com as diretrizes que inserir, entre elas, o estilo de vida. Pessoas que gostam de esportes, ou de fazer churrasco, por exemplo, terão a indicação de produtos tendendo para esses perfis.
O sistema Kit Casa está em fase de implantação também, no site da Preçolandia. “É um sistema intuitivo, simples de operar”, diz Zakka.
Apesar de as lojas com novo padrão valorizarem a autonomia do cliente, o atendimento presencial não foi descartado.
Os vendedores dessas novas unidades estarão munidos de iPads com informações técnicas dos produtos oferecidos.
A Preçolandia está no mercado há 34 anos e trabalha com produtos de utilidade doméstica, eletrodomésticos, artigos de cama, mesa e banho e brinquedos.
Veículo: Diário do Comércio - SP