Vendas de supermercados em SP crescem 2% em maio

Leia em 1min 20s

As vendas nos supermercados no Estado de São Paulo aumentaram 2,13% em maio na comparação com igual mês do ano passado, informou nesta quinta-feira a Associação Paulista de Supermercados (Apas). De janeiro a maio, o crescimento foi de 3,75% em relação ao mesmo período de 2011.

O diretor de Economia e Pesquisa da Apas, Martinho Paiva Moreira explica que o crescimento ocorre devido ao aumento do poder de compra da população de um ano para outro, com a elevação do salário mínimo, e à redução do ritmo de inflação quando comparado a 2011.

No entanto, na passagem de abril para maio houve queda de 3,49%, principalmente, pelo fim do efeito das compras relacionadas ao período da Páscoa. "A redução no ritmo em maio já era esperada diante do bom desempenho verificado nos quatro primeiros meses do ano (janeiro a abril). Assim, há acomodação das vendas em um ritmo mais condizente com a conjuntura econômica".

De acordo com dados deflacionado pelo Índice de Preços dos Supermercados (IPS), o faturamento real dos supermercados e hipermercados em São Paulo caiu 0,11% em maio ante o mesmo mês de 2011. Na comparação mensal houve queda de 6,41%. No acumulado do ano, entretanto, o faturamento do setor acumula crescimento de 1,37%.

Moreira acredita que o setor vai continuar apresentando crescimento acima das demais atividades econômicas diante da expectativa de um Produto Interno Bruto (PIB) em torno de 2,5% neste ano. "A tríade de elevação do salário mínimo, crescimento do emprego e da renda continuará determinando o desempenho das vendas ao longo de 2012", destaca o diretor.

 

Veículo: Diário do Comércio - SP


Veja também

Lojista sentirá retração de vendas com a proibição da Anatel

Celulares e tablets são alguns dos produtos de interesse do público masculino, e as vendas do segmento par...

Veja mais
Electrolux lucra 36% mais no 2º trimestre, redução do IPI no Brasil é destaque

O crescimento forte na América Latina e na Ásia compensou as vendas menores da Electrolux na Europa. A inf...

Veja mais
Preçolandia aposta na interatividade

A rede de varejo Preçolandia, especializada em produtos para a casa, começou a adotar um novo formato para...

Veja mais
Kimberly-Clark lança fralda que imita shorts

A Kimberly-Clark lançou a fralda Huggies UP&GO, que pode ser vestida como um short, o que elimina a necessida...

Veja mais
Clima impulsiona cotação do grão

O ritmo de colheita do café está inferior ao de 2011 As chuvas registradas ao longo dos últimos me...

Veja mais
Ministério fiscaliza trabalho terceirizado

Os supermercados mineiros entraram na mira do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que iniciou neste ano uma f...

Veja mais
Comerciante ainda está pouco confiante

Percepção sobre momento atual piorou.O indicador que mede a confiança do empresário do com&e...

Veja mais
O rumo das farmácias brasileiras

Com classe C e mais idosos, elas crescem. Clientes pedem agora conveniência: itens de beleza, higiene e até...

Veja mais
Seca nos EUA pode provocar crise global de alimentos

Alta dos preços de commodities agrícolas terá repercussões além das fronteiras do pa&...

Veja mais