Lojista sentirá retração de vendas com a proibição da Anatel

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Celulares e tablets são alguns dos produtos de interesse do público masculino, e as vendas do segmento para o Dia dos Pais, data comemorada no segundo domingo de agosto, deve ser impactada com a proibição da comercialização de chips e serviços de Internet por parte das operadoras Oi, TIM e Claro em locais distintos do País, por meio de suas lojas próprias e de varejistas autorizados.

Na opinião de Claudio Felisoni, presidente do conselho do Programa de Administração do Varejo (Provar), a expectativa é que o varejo, já afetado por fatores como inadimplência em alta e consumo mais comedido, sinta muito a restrição imposta pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). "O que já estava ruim vai ficar pior."

Ainda com a experiência do especialista no setor, em pesquisa realizada pelo Provar em conjunto com a Fundação Instituto de Administração (FIA) no começo deste mês, entre as categorias de bens duráveis, o celular tinha apenas 8% da intenção de compra do consumidor brasileiro.

"Entre os itens de maior valor agregado, telefonia e celular são um dos itens de menor interesse do consumidor. Eles vêm depois de produtos de linha branca e de material de construção", enfatiza. Felisoni diz que o varejo vive da sazonalidade e acentua mesmo o Dia dos Pais "será, sim, impactado de forma negativa nessa restrição".

Contramão

Outros especialistas do setor, porém, são mais otimistas. Para o economista-chefe e superintendente-executivo da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Marcel Solimeo, é pouco provável que o varejo sinta tanto a restrição imposta. Ele acredita que a proibição da venda pode não se prolongar até 12 de agosto, data da celebração. "Não acredito que as operadoras esperem tanto tempo para resolver essa pendência. Acho que essa proibição acabe muito breve", diz.

Para Solimeo, é possível que as lojas das operadoras e outros players que comercializem aparelhos e demais itens sintam redução mínima nas venda. "Quando essas coisas acontecem, há sempre um impacto, mas será pequeno. Mesmo sendo um produto com boa vendagem, em volume de vendas ele não é tão significativo", explica. Procuradas, as operadoras não responderam solicitações até o fechamento desta edição.


Veículo: DCI


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