Erros operacionais frustram presidente da Coteminas

Leia em 3min 10s

O foco de crescimento da Coteminas no varejo foi prejudicado no segundo trimestre pelo inverno tardio e menos intenso, pela desaceleração do consumo no país e por problemas de planejamento da própria companhia.

A empresa - que controla a fabricante de artigos de cama, mesa e banho Springs Global - terminou junho com 25 lojas a mais da MMartan do que tinha um ano antes e introduziu no período as 43 lojas da Artex no mercado. As vendas no varejo cresceram 16,7% no segundo trimestre, somando R$ 50,2 milhões. Mas o presidente da Coteminas, Josué Gomes da Silva, esperava mais. "Esperávamos crescimento significativo, dado o aumento no número de lojas monomarcas", afirmou.

Somente no segundo trimestre, foram abertas quatro lojas MMartan (cujo foco é a classe A), que hoje totalizam 173, das quais 47 são próprias. A rede Artex (mais voltada para a classe B) também ganhou quatro novas lojas. A marca Santista (direcionada para as classes C e D), por sua vez, segue a estratégia de se manter em multimarcas.

Além dos efeitos do clima e da situação macroeconômica - fatores que afetaram varejistas têxteis de modo geral -, a Coteminas teve problemas internos, de planejamento. Segundo o executivo, a empresa errou no tempo entre o pedido e a chegada das mercadorias às lojas, o que gerou um desabastecimento. "Houve atrasos no desembaraço aduaneiro de produtos importados das linhas MMartan e Casa Moysés", explicou em nota ao mercado, a Springs Global.

E houve outro erro: nas lojas MMartan - que vendem as marcas MMartan, MMartan Premuim e Casa Moysés - maior espaço foi ocupado pelos produtos premium. "Mas percebemos que o cliente demanda muito a marca Moysés, que tem foco na mais alta classe de renda", explicou Silva.

Apesar das expectativas frustradas no varejo, nos resultados totais a Springs Global apresentou no segundo trimestre receita líquida de R$ 394,1 milhões, alta de 20,4% na comparação com o mesmo período do ano passado. Desse montante, 61,6% foi representando pelo mercado interno, que cresceu 6,4%, enquanto as vendas no mercado externo avançaram 52,6%.

Dos R$ 242,4 milhões em vendas no mercado doméstico, 21% vieram do varejo. A área de cama, mesa e banho representou 57% dos resultados, com R$ 138,4 milhões e alta de 11,8%, enquanto as vendas dos produtos intermediários (que incluem os fios e tecidos de algodão) caíram 11,9%, para R$ 54 milhões.

Assim, o lucro líquido da Springs Global no período totalizou R$ 3,5 milhões. O número é melhor do que o resultado negativo de R$ 148,4 milhões contabilizado um ano antes.

Para o segundo semestre, Silva espera um desempenho melhor da empresa, principalmente das monomarcas. Segundo ele, o ritmo de expansão da economia brasileira tende a acelerar, o consumidor já começa a reduzir seus níveis de inadimplência e o mercado deve começar a sentir os efeitos da queda na taxa de juros. Além disso, o mix das lojas MMartan já está sendo corrigido, a empresa vai abrir as lojas Artex para o sistema de franquias e inaugurou uma loja própria da Casa Moysés. Estão previstas novas 35 lojas das diferentes bandeiras da companhia.

Durante teleconferência, o executivo informou que os resultados do quarto trimestre não serão mais impactados pelas operações descontinuadas. "Agora, passamos a ter uma indústria enxuta e focada", ressaltou Silva.

A Coteminas está em meio a uma estratégia de reduzir sua exposição ao mercado norte-americano. Recentemente, a marca de lençóis Wamsutta foi vendida para a Bed Bath & Beyond. A empresa também tem em vista a venda de ativos industriais e imóveis nos EUA e no Brasil.

Em abril, a Coteminas propôs uma reestruturação societária e operacional, que inclui a migração da companhia para o Novo Mercado, na bolsa brasileira.

Veículo: Valor Econômico


Veja também

Produtos e serviços rendem mais que gasolina em postos

Com itens como combustível pré-pago e alimentos de marca própria, redes transformam-se em pequenos ...

Veja mais
Justiça do Trabalho veta jornada móvel e variável

A Justiça do Trabalho tem barrado cada vez mais a utilização da jornada móvel e variá...

Veja mais
Na Alemanha, cápsula da Nespresso não é só da Nestlé

A Nestlé perdeu na Alemanha uma tentativa de impedir duas concorrentes de vender cápsulas de café q...

Veja mais
Em cenário competitivo, volume encolhe para proteger margem

O atual debate sobre os resultados de empresas abertas de varejo no país tem girado em torno da capacidade de as ...

Veja mais
Lenovo fica mais perto de tomar liderança da HP

A Lenovo está perto de ultrapassar a Hewlett-Packard (HP) como a maior fabricante de computadores pessoais do mun...

Veja mais
Fleischmann lança aplicativo na Apple Store

Acompanhando as tendências do mundo virtual, a Fleischmann apresenta aos consumidores o aplicativo "Fleischmann Li...

Veja mais
Anúncio do governo anima as redes atentas a novos nichos

Os investimentos em infraestrutura anunciados pela presidente Dilma Rousseff - que prevê a injeção d...

Veja mais
Estiagem acelera a colheita

Com receio de chuva, produtores agilizam processo que, até 9/8, abrangia 73% da safra.A estiagem observada ao lon...

Veja mais
Promoção “Torça por um futuro melhor com Crystal” sorteia bicicletas dobráveis

  A ação promovida pela Coca-Cola FEMSA Brasil e idealizada pela MIX Brand Experience é reali...

Veja mais