Varejo divide espaços para cortar gastos com novas lojas

Leia em 4min 40s

Para reduzir custos fixos, uma das tendências do setor varejista internacional, que busca alternativas para minimizar a crise financeira, o varejo supermercadista brasileiro começa a reforçar uma estratégia recente, a de abrir redes distintas no mesmo espaço físico, como é o caso da parceria entre a varejista de materiais para construção Leroy Merlin com o Grupo Pão de Açúcar, além da Dicico, parceira no Brasil do Carrefour e do BIG (Wal-Mart). Agora, a nova onda é concentrar o maior número de serviços no ponto-de-venda, ao inaugurar pólos atacadistas colados ao varejo - ação adotada pelo sócio majoritário da rede Pão de Açúcar, Abilio Diniz.

 

Nesta segunda-feira (8), Diniz abre uma unidade da bandeira de atacado e varejo (atacarejo) Assai integrada à operação do hipermercado Extra João Dias, na zona sul da capital paulista, separados apenas por uma parede transparente de acrílico. A idéia de conceber o "power center" - como foi batizado esse conceito de duas lojas no mesmo espaço físico - surgiu após viagens de Diniz, para conhecer operações varejistas no mundo. "Tivemos como benchmark operações conduzidas pelas redes norte-americanas Wal-Mart com o Sam's Club e a Costco", diz José Roberto Tambasco, vice-presidente Comercial e de Operações da holding.

 

Ocupar um mesmo site (como é chamado o local em que as lojas estão instaladas) é uma ação que ganha fôlego diante de uma necessidade do mercado de reduzir gastos e compartilhar consumidores. "Os supermercadistas não sobreviverão se não diversificarem suas operações, agregando mais serviços aos clientes, pois o mercado evolui de maneira muito rápida", pontuou Marcos Gouvêa de Souza, diretor-geral da consultoria especializada em varejo Gouvêa de Souza & MD (GS&MD).

 

A meta do Pão de Açúcar para o Assai no próximo ano é avançar no Estado de São Paulo e chegar às capitais Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG). Mês passado, a rede inaugurou sua primeira filial em Fortaleza (CE), local que também receberá investimentos. Na semana passada, foi entregue a Abilio Diniz o plano de expansão da rede presidida por Luiz Kogashi - que ainda tem nas mãos 40% do capital da companhia. O orçamento será submetido ao conselho de administração e anunciado ao mercado no primeiro trimestre de 2009.

 

"As novas lojas contemplarão o modelo tradicional e o power center. Já identificamos potencial para as cidades de Campinas (SP), Belo Horizonte e Brasília comportarem este modelo, já que os hipermercados instalados naquelas áreas têm uma boa área disponível, sendo que na capital mineira precisaríamos abrir um centro de distribuição", diz Tambasco. O Assai fechará este ano com o dobro de lojas frente a 2007, totalizando 28, e lucro bruto 40% maior até o terceiro trimestre, com R$ 50,1 milhões.

 

Estratégia

 

Para criar o Assai João Dias, o grupo varejista identificou em uma pesquisa que os clientes transformadores (pizzaria, lanchonetes e restaurantes) e pessoa física complementam as compras do "atacarejo" no hipermercado, devido ao maior sortimento de itens não-alimentares. "O consumidor utiliza até três lojas de bandeiras diferentes para comprar alimentos. Esta constatação reforçou o ideal de abrir uma loja com este formato", afirmou o vice-presidente de Operações.

 

Para despertar a curiosidade do cliente, a divisão entre as lojas é feita com uma parede de vidro: o cliente que estiver em uma das lojas conseguirá visualizar a outra. A estimativa é que 50% da base de clientes do Extra freqüentem o Assai, e vice-versa. O investimento na unidade consumiu R$ 6 milhões, sendo que a média de uma loja deste formato está entre R$ 8 e R$ 10 milhões.

 

De acordo com Luiz Kogashi, presidente do Assai, a estratégia complementa os serviços oferecidos pela rede, mais focada em produtos básicos, com os clientes complementando os serviços necessários no hipermercado. A expectativa para este Natal é que a venda sazonal seja 20% maior que a do ano anterior.

 

Wal-Mart

 

Nesta semana, a rede Wal-Mart Brasil trouxe à Grande São Paulo as bandeiras Todo Dia e Maxxi Atacado, as primeiras em seu formato na região. Com foco nas classes C, D e E, as novas unidades possuem uma plataforma de negócio desenvolvida para atender aos consumidores de baixa renda, sejam pessoa física ou jurídica. Os Municípios de Carapicuíba e Diadema foram os primeiros a receber estes formatos no estado. Cada unidade do Todo Dia e Maxxi é construída com investimento de R$ 5 milhões a R$ 15 milhões, respectivamente.

 

A respeito da chegada do concorrente a São Paulo, o vice-presidente comercial e de operações do Pão de Açúcar disse que "ele [o Wal-Mart] demorou a avançar com este modelo. Isto não altera nossos planos".

 

Varejistas como o Grupo Pão de Açúcar têm buscado fora do País tendências que ganham fôlego em momentos de crise, como dividir custos fixos de locação, com a abertura de unidades de redes distintas, no mesmo espaço físico. Depois de parcerias com lojas de material de construção, a empresa de Abilio Diniz abrirá, em São Paulo, semana que vem, uma loja da atacadista Assai separada apenas por uma parede de acrílico em uma unidade do Extra. A estratégia é avançar com esse modelo em Campinas, Belo Horizonte e Brasília.

 

Veículo: DCI


Veja também

Nestlé lança sorvete alpino em pote de 1 litro

Produto Premium chega em embalagem voltada para o consumo familiar.   A Nestlé, maior empresa mundial de n...

Veja mais
Distribuidor atacadista tem alta nas vendas de 2,78% em outubro

O setor atacadista distribuidor brasileiro apresentou incremento de 2,78% em outubro deste ano, na comparaç&atild...

Veja mais
Câmara veta demissão de marido de grávida

Não é só a mulher que poderá ter estabilidade no emprego quando engravidar. O direito dever&...

Veja mais
Idec aprova rotulagem de transgênicos no varejo

É difícil perceber, mas pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) consta...

Veja mais
Azeite Gallo cresce mesmo com real desvalorizado

O Natal, todo mundo sabe, é época em que mais se vende peru, vinho, nozes, uva passa. Mas essa també...

Veja mais
Utilidades domésticas devem ganhar fôlego

Depois de um 2008 difícil, com forte impacto nos preços por conta da alta das commodities metálicas...

Veja mais
Novo diretor na Suzano

A Suzano Papel e Celulose informou ontem que o Conselho de Administração elegeu Alexandre Yambanis como di...

Veja mais
Goldman Sachs pode ampliar fatia na Sanyo

O Goldman Sachs Group poderá tentar aumentar sua participação na Sanyo Electric, desafiando os plan...

Veja mais
DuPont deve cortar 4,2% dos empregos

A DuPont, terceira maior fabricante norte-americana de produtos químicos, prevê perdas para o quarto trimes...

Veja mais