Venda direta fatura R$ 50 bilhões no Brasil

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O setor de venda direta, liderado por Natura e Avon, movimentou R$ 50 bilhões no Brasil em 2011. O número foi levantado em estudo inédito encomendado pela Associação Brasileira de Empresas de Venda Direta (ABEVD) à Fundação Getúlio Vargas (FGV). Com esse montante, o Brasil deve subir no ranking dos maiores mercados do mundo, no qual hoje ocupa a quinta colocação, atrás de Estados Unidos, Japão, China e Coreia.

"O mercado era muito maior do que a gente estimava", diz Rodolfo Guttilla, presidente da ABEVD. É quase o dobro do faturamento de R$ 27,2 bilhões divulgado pela entidade em abril. A diferença é que esse estudo envolveu uma pequisa de campo para contabilizar também as empresas do setor que não são credenciadas à associação.

O levantamento apontou a existência de mais de cem empresas de venda direta e quase 4,2 milhões de revendedores no Brasil. São 1,3 milhão de pessoas a mais do que a associação conhecia. Guttilla estima que 90% do setor no Brasil atue no segmento de cosméticos.

O lucro médio mensal por revendedor era de R$ 303,43 em 2010 e aumentou para R$ 323,15 no ano passado. Os dados regionais disponíveis, referentes a 2010, mostram que a maior média é verificada na região Norte (ver quadro ao lado). Segundo Fernando Blumenschein, coordenador de projetos da FGV responsável pela pesquisa, essa realidade é explicada pela menor competição, tanto no modelo de venda direta como de outras formas de varejo, e pela menor quantidade de alternativas de trabalho nessa região.

A renda dos revendedores com a atividade (geralmente uma comissão de 30% sobre o valor do produto ao consumidor) totalizou R$ 10,6 bilhões no ano passado. De acordo com o estudo, 43% têm na venda direta sua única fonte de remuneração e 52% trabalham somente com uma empresa do setor.

Foram feitas 2.350 entrevistas por telefone em 11 Estados de todas as regiões do país.



Veículo: Valor Econômico


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