Em rodada de resultados relativos a setembro, as redes Costco, Gap e Ross lideraram a alta nas vendas do varejo americano. A atacadista Costco e a Gap, de moda, registram alta de 8% no faturamento, para US$ 9,3 bilhões e US$ 1,45 bilhão, respectivamente. Já a Ross, de vestuário, cresceu 10%, para US$ 800 milhões. As comparações são feitas em relação a setembro de 2011.
Um dos destaques é a Gap, que estava registrando desempenho fraco no varejo americano. As vendas da rede subiram 8% em setembro, na comparação com o mesmo período do ano passado, e na categoria "mesmas lojas" (pontos abertos há mais de 12 meses) mostrou alta de 6%, ante queda de 4% um ano antes. Analistas entendem que a fraca base de comparação da Gap no ano passado pode explicar, em parte, o desempenho positivo.
Uma das redes com melhor desempenho no mundo nesse período de crise financeira, a Costco apurou alta de 6% nas vendas "mesmas lojas" (aquelas abertas há pelo menos um ano), com expansão de 6% nos Estados Unidos e de 7% no mercado internacional. Na Target, as vendas aumentaram 2,6% em setembro, na comparação com o mesmo período de 2011. O montante somou US$ 6,1 bilhões.
Conhecida pela política de promoções, a cadeia de vestuário Ross, que vende com 20% a 70% de desconto, apurou alta nas vendas de 10% em setembro, com a soma atingindo US$ 800 milhões. Na categoria "mesmas lojas", a alta foi de 5% na comparação anual.
Uma das maiores redes de departamento do mundo, a Macy's se destacou em setembro pelas vendas on-line. O comércio eletrônico na varejista cresceu 39% em setembro e 35,8% no acumulado anual, frente a 2011. Na soma total, incluindo lojas físicas, as vendas da Macy's subiram 2,7% em setembro, para US$ 1,26 bilhões.
A varejista Limited Brands, que controla marcas como Victoria's Secret e Bath & Body Works, registrou queda de 5,5% nas vendas em setembro, para US$ 773,6 milhões. Na categoria "mesmas lojas", houve alta de 5% no mês. (AM)
Veículo: Valor Econômico