Pode entrar que a loja é sua

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Mundo de Anna, em BH, disponibiliza mix em ambientes domésticos, como em uma casa.


Parece uma casa, mas é comércio. Assim é o Mundo de Anna, uma loja no bairro Floresta, região Leste de Belo Horizonte, onde o cliente é convidado a entrar como uma visita e, no interior da casa, encontra o item que procura no respectivo ambiente relacionado ao produto. Na cozinha, estão dispostos desde pães de mel e chocolates até os mais diversos utensílios. No banheiro, estão sabonetes, toalhas e até pincéis de maquiagem. O espaço conta ainda com três quartos e um corredor repletos de produtos dos mais diversos tipos. São bijuterias, acessórios, presentes e brindes para todos os gostos que juntos somam mais de mil itens. Os preços podem variar de R$ 8 a R$ 300.

A história do Mundo de Anna começou muito antes da concepção da loja. Aos 14 anos, a proprietária Maria Fernanda Pessoa Patrus começou a produzir em casa bijuterias e vender na escola para as colegas. Com o tempo, os acessórios foram se tornando uma grande paixão e ela começou a trazer para Belo Horizonte peças de designers de outros estados, que ela conhecia por meio de revistas, para revender. "Eram peças únicas e fizeram muito sucesso, mas eu não tinha uma estrutura para receber as clientes", lembra.

Nessa mesma época, quando ela já estava com 19 anos, sua mãe Anna Maria Pessoa aposentou e começou a buscar um negócio para investir. "Então ela me propôs que a gente reformasse a parte de baixo da nossa casa e montasse uma loja. Eram dois quartos, onde ficavam os produtos, e a cozinha, onde a gente recebia as clientes como antigamente, servindo pão de mel, água de coco e suco", conta. Isso foi em 2004. A loja foi então chamada de Anna Acessórios.

Mas o mix de produtos foi crescendo. No início, Maria Fernanda Pessoa Patrus buscava peças diferenciadas, com conceito mais autoral, de designers de outras regiões do país. "Mas as pessoas começaram a buscar bijuterias para dar de presente ou para usar em ocasiões especiais. Então as peças precisavam ser mais fáceis de agradar. Com isso, a linha de produtos foi sendo ampliada", observa Maria Fernanda.

Assim, um dos quartos passou a reunir produtos para o dia e o outro para a noite. Para dar mais cara ainda de presente às peças, a empresária também investiu em embalagens diferenciadas.

O foco da empresa eram mesmo os acessórios. No entanto, as clientes começaram a gostar muito do pão de mel que era servido na cozinha. "Elas queriam levar para casa ou para dar de presente para alguém. Então preparei embalagens e as deixei expostas na cozinha. Assim, enquanto eu fazia um embrulho de presente, elas degustavam o pão de mel e bebiam alguma coisa. As que gostavam acabavam levando uma das embalagens para casa", conta a jovem.

Ampliação - Com o sucesso do pão de mel, surgiu a ideia de vender presentes de forma geral. Então, mais um quarto da casa passou a fazer parte da loja. Depois dele, foi a vez de a cozinha ganhar ainda mais produtos e, por último, o banheiro.

Foi quando essa mudança aconteceu que o nome também mudou para Mundo de Anna. A nova concepção associou a ideia de loja ao aconchego de um lar. Isso foi há três anos. "Anna é o nome da minha mãe, que montou a loja comigo, e representa força e inspiração. Para mim, é uma forma de ver o mundo como alto astral e criatividade", diz a empresária.

A ideia do negócio ainda segue a premissa inicial: oferecer produtos que não são encontrados em qualquer lugar. "Esse é um grande desafio. Eu deixo de trabalhar com muito fornecedor por saber que ele já está atuando em Belo Horizonte. Então preciso pesquisar muito para trazer para a loja coisas que sejam realmente novas", afirma.

No corredor da casa estão expostas peças que são produzidas sob encomenda. São brindes para batizados, casamentos entre outros itens. "Gosto de falar que nós vendemos bijuterias, acessórios, presentes e ideias, que são esses produtos personalizados", observa.


Experiência de compra faz cliente voltar

Apesar de não divulgar números, a empresária Maria Fernanda Pessoa Patrus garante que a loja Mundo de Anna é um sucesso de vendas. Ela credita o bom momento aos diferenciais da experiência de compra do cliente. Como o espaço da loja é amplo, são 100 metros quadrados, os clientes podem circular livremente pelos cômodos. O atendimento também é diferenciado.

"Algumas pessoas chegam aqui já sabendo o que querem enquanto outras vêm em busca de presentes e circulam toda a loja em busca de algo que gostem, mas o mais interessante é que recebemos muitas pessoas que vêm até a loja por indicação de outras que gostaram", conta.

As facilidades e a comodidade oferecida aos clientes também são diferenciais. "Como eu não tenho gasto com aluguel consigo reverter isso em alguns agrados como o pão de mel, a água de coco e os sucos que sirvo para os clientes. As embalagens também são diferenciadas. Se eu precisasse pagar um aluguel alto não teria como manter isso", afirma.

Ela também realiza serviço de entrega sem custo. "Alguns clientes ligam porque viram algum produto legal na loja e por algum motivo não compraram na hora, mas agora estão querendo para presentear alguém. Então eu preparo o embrulho e entrego em casa sem custos", diz.

Como o custo não é tão alto, os preços praticados também são mais baixos. Os itens variam entre R$ 8 e R$ 300. "Mas com R$ 19 você consegue comprar um bom presente que vai fazer muita vista", destaca.

A empresária conta que na época de Natal muitas pessoas que vão até a loja acabam ampliando o número de pessoas na lista de presentes por encontrar boas opções com preços mais em conta. "Como é o caso de um suporte para celular e uma rosa natural preservada que fizeram muito sucesso", observa. (JD)



Veículo: Diário do Comércio - MG


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