As eleições municipais de domingo obrigaram as lojas dos shopping centers de Belo Horizonte a permanecerem com as portas fechadas, comprometendo um dia em que era esperado um grande movimento de consumidores em busca de presentes para as crianças. Ainda assim, o comércio permanece otimista com os resultados da data e aposta num aumento no fluxo de pessoas de 4% a 8% ao longo da semana.
Os shoppings estão com programação especial e vão funcionar normalmente na próxima sexta-feira, Dia de Nossa Senhora Aparecida, para compensar as vendas perdidas no último domingo. A expectativa é aumentar as vendas em 12%, em média, em relação ao mesmo período de 2011.
O Pátio Savassi prevê um crescimento de 4% no fluxo sobre mesmo período do ano passado, seguindo probabilidade divulgada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) para a data. Para atrair as crianças, o Pátio vai apresentar a peça infantil Pinóquio, entre os próximos dias 12 e 15. A expectativa é de vender principalmente brinquedos, mas a gerente de Marketing do mall, Rejane Duarte, observa que as crianças, atualmente, e não apenas seus pais, valorizam muito roupas e calçados, que vão estar entre as suas preferências.
O DiamondMall espera um aumento de vendas de até 12% em relação ao Dia das Crianças de 2011. A gerente de Marketing, Flávia Louzada, apesar do domingo com lojas fechadas, comemorou o movimento de sexta-feira última e acredita que nesta semana o número de consumidores cresça até 2%. "Nós vendemos muito brinquedo, mas as crianças maiores preferem os eletrônicos, como tablets e celulares", observa. O mall investiu R$ 40 mil em atrações para o público infantil.
Educação musical - A música foi o tema escolhido pelo BH Shopping, que está oferecendo oficinas de educação musical para crianças a partir de seis meses de idade. A expectativa é de aumentar as vendas em até 12% sobre as realizadas no mesmo período do ano passado. Ontem, ressaltou o gerente de Marketing do centro de compras, Renato Tavares, os corredores estavam cheios para uma segunda-feira, prenúncio de uma semana de boas vendas. "Dizem que o Dia das Crianças é o termômetro do Natal, então podemos ficar confiantes", adianta.
A previsão é de vender principalmente brinquedos, mas também eletrônicos, roupas e acessórios infantis. O movimento maior na véspera da comemoração, segundo Renato Tavares, é típico do brasileiro, e é reforçado pelo fato de muitas escolas ficarem sem aulas durante toda a semana das crianças.
A Estação Mundo Feliz, montada no Minas Shopping, é a atração principal do mall para conseguir elevar em até 8% o número de clientes e em 12% as vendas durante o mês das crianças. Para as ações relativas à data, foram investidos cerca de R$ 150 mil, segundo informou o gerente de Marketing do Minas Shopping, Renan Fernando Souza. Os brinquedos eletrônicos devem ser o destaque em vendas. O shopping também aposta nas diversas opções de roupas e brinquedos disponíveis nas lojas especializadas no público infantil.
Oficinas - O Shopping Cidade espera crescimento de vendas de 10% no mês das crianças, e para compensar o domingo perdido, no próximo domingo eles abrirão de 10 às 22 horas, de acordo com informações de Carolina Vaz, gerente de Marketing. "Outubro é um mês diferente, vendemos mais brinquedos, calçados e roupas infantis, mas também outros produtos, porque as crianças hoje tem um poder de influência muito grande", explica. Para divertir meninos e meninas, o mall oferece oficinas de cupcake, brigadeiro, animação e outras.
O Boulevard Shopping está muito otimista em relação às vendas, que devem crescer 28%, segundo Daniel Vieira, gerente de Marketing. "Sexta e sábado tivemos um aumento no fluxo de automóveis de 10%, foi uma surpresa, e a segunda-feira também foi de casa cheia", afirmou. O movimento foi grande no setor de alimentação, mas a expectativa é de que as lojas de produtos infantis, os games e eletrônicos tenham boa saída durante o restante da semana.
Veículo: Diário do Comércio - MG