Da televisão ao celular, aparelhos eletrônicos conectados à web tornaram-se cada vez mais comuns. Boa parte das pessoas se acostumou com a comodidade de poder acessar a internet de qualquer lugar e, por isso, a possibilidade de conexão passou a ser um chamariz na hora de comprar um equipamento. Trazer esse atrativo para as câmeras digitais é o pilar central da atual estratégia da sul-coreana Samsung para o segmento de fotografia.
"Essa era uma das poucas categorias que não tinham conectividade, algo que o consumidor está em busca", disse Thiago Onorato, gerente da área de câmeras digitais da Samsung.
A empresa produziu seus primeiros modelos de câmeras com conexão sem fio (Wi-Fi) em 2009. Na metade deste ano, porém, a companhia fez uma mudança importante com o objetivo de tornar mais simples o sistema embutido nesses equipamentos. Segundo Marcio Daniel, diretor comercial da área de câmeras digitais da Samsung, postar uma foto em uma rede social, por exemplo, envolvia uma série de etapas. "Agora, isso é feito através de um único botão", explica.
As câmeras conectadas são uma das apostas da Samsung para ganhar mais espaço nesse mercado. Segundo o Valor apurou junto a uma pessoa do setor, a Samsung ocupa hoje o segundo lugar no ranking de vendas de câmeras digitais no Brasil. A companhia sul-coreana fica atrás apenas da japonesa Sony.
Há pouco mais de um mês, a Samsung fez uma investida importante no segmento com o lançamento da Galaxy Cam. A câmera é a única equipada com o Android, o sistema operacional usado nos smartphones e tablets fabricados pela companhia. A previsão era que o modelo fosse lançado no Brasil no fim do ano, mas a companhia alterou o cronograma e ainda não tem data definida para o início das vendas no país. "Estamos avaliando a possibilidade de fabricar o equipamento na nossa fábrica em Manaus", disse Daniel.
Do total de oito câmeras digitais do portfólio da Samsung no país, quatro são conectadas. A expectativa é ampliar a participação dos equipamentos com conexão à web. Ainda não há planos, porém, de criar outros modelos com Android, segundo Daniel. O preço sugerido das câmeras conectadas vendidas pela Samsung no país varia de R$ 599 a R$ 1.399.
Apesar de ainda ter uma participação modesta no mercado de câmeras digitais, essa é uma categoria que tende a ganhar força nos próximos anos, de acordo com Alex Ivanov, diretor de negócios da consultoria Gfk. No primeiro semestre do ano, as câmeras conectadas representaram 11,7% das vendas no Brasil. Segundo Ivanov, em países como o Japão esse percentual chega a 26%. Essa participação inclui tanto equipamentos com Wi-Fi embutido quanto os que têm essa função no cartão de memória.
"Muitos competidores estão olhando para esse segmento para poder competir com os celulares com câmeras. A conectividade é um aspecto fundamental para que esse mercado continue a crescer", disse Ivanov. No primeiro semestre, cinco companhias venderam câmera com Wi-Fi no Brasil, de acordo com a Gfk.
Veículo: Valor Econômico