Cafeicultores seguram produção

Leia em 3min 30s

Após registrar preço recorde, produtores estocam café à espera de alta no valor da saca


Os cafeicultores brasileiros estão segurando boa parte da produção à espera de preços mais elevados. No ano passado, os torrefadores e as empresas de alimentos aproveitaram o cenário de escassez do grão no mundo. Os preços das sacas atingiram o nível mais alto em 14 anos, uma cotação média de R$ 500. Hoje, a R$ 370, os produtores estão descontentes com os preços e tentam protelar as vendas, apoiados nas economias dos últimos anos e no fundo governamental Funcafé, que oferece empréstimos, sem os quais teriam de vender as safras imediatamente.

Em setembro do ano passado, 56% da safra anual já havia sido vendida. Neste ano, segundo estimativa da consultoria Safras & Mercado, cerca de 43% foi comercializada. “As vendas seguem lentas”, diz o analista de café da Safras & Mercado, Gil Barabach. “Os produtores estão administrando as vendas para reduzir os efeitos da oferta no curto prazo”, completa.

No ano passado, a produção brasileira de café commodity alcançou 50 milhões de sacas, a maior em dez anos. Neste ano, a estimativa é ainda maior: os cafeicultores brasileiros produzirão 54,9 milhões de sacas até o fim de 2012. A oferta pode derrubar o preços até que a demanda no Hemisfério Norte aumente com a chegada do inverno. “É preciso ter cuidado”, diz Barabach. “Evitar a afobação na hora de vender é valido, mas isso gera riscos”, adverte.

Os financiamentos do Funcafé seguem as regras do Sistema Nacional de Crédito Rural, com taxa de juros de 5,5% ao ano. Por enquanto, R$ 900 milhões foram aprovados para linhas de crédito destinadas à estocagem e mais R$ 600 milhões foram liberados para financiar estoques ainda neste ano. A quantia representa aumento de aproximadamente 150% nas verbas destinadas à estocagem em relação a 2011.

“No ano passado, como a safra era menor, o foco ficou no custeio e na colheita e para estocagem foram destinados cerca de R$ 600 milhões”, diz Edilson Alcântara, diretor do Departamento do Café do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A estratégia adotada pelos cafeicultores pode ser considerada arriscada porque os grandes compradores de café não estão com pressa. Os estoques globais estão mais altos do que no ano passado. Enquanto em 2011 haviam 24 milhões de sacas de 60 kg armazenadas, neste ano os estoques mundiais passaram a 27 milhões de sacas. Além disso, fornecedores da Colômbia e América Central devem suprir a demanda. “Países da América Central e o Vietnã são concorrentes que podem ocupar espaço caso produtores brasileiros segurem muito as vendas”, diz Barabach.

Estes países, porém, enfrentam problemas na produção. “A Colômbia está tendo problemas com pragas, o México é completamente desorganizado e não possui um sistema de apoio efetivo ao produtor, e países como a Etiópia, Angola e Moçambique têm produtividade baixíssima”, diz Edilson Alcântara, do Mapa. Estocar pode ser uma atitude arriscada, mas com o aumento do consumo há uma perspectiva de manutenção de demanda. “O Brasil é o maior exportador e o segundo maior consumidor de café, tem de saber administrar os preços, não pode entregar assim”, diz Alcântara.

A diretora executiva da Associação Brasileira de Cafés Especiais, Vanúsia Nogueira, também acredita nas projeções otimistas dos exportadores brasileiros, “na próxima safra vamos exportar 30 milhões de sacas". Entre 2011 e 2012, as exportações de café totalizaram 24,7 milhões de sacas segundo a Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic). O café commodity representou cerca de 9% das exportações totais entre os meses de janeiro e setembro desse ano.

Além das preocupações com o preço das sacas, os cafeicultores brasileiros também temem a falta de tecnologia para a colheita. A maior parte da produção brasileira ainda está baseada na cafeicultura de montanha. Nesses terrenos, as plantas criam raízes mais fortes e profundas para se sustentar, por isso absorvem mais nutrientes e desenvolvem frutos melhores, mas há pouca tecnologia para realizar a colheita.

 

Veículo: Brasil Econômico


Veja também

Minas no foco de grupo de marcas femininas

Proprietário das marcas de moda feminina Folic, Checklist e Looxx, o Winn Group anuncia o objetivo de fortalecer ...

Veja mais
Exportação de açúcar para a Índia dobra em 2012

Aperto fiscal do governo indiano pode contribuir para o Brasil aumentar vendas do produto Considerado o segundo maior pr...

Veja mais
Comerciantes da Grande BH enfrentam dificuldades para encontrar mão de obra

Contratar e manter funcionários qualificados é prova de fogo para micro e pequenas empresas, ainda mais em...

Veja mais
Panetone e peru vão encarecer o Natal

Consumidor vai encarar preço até 15% mais altoQuem acha que as festas de final de ano têm gosto de p...

Veja mais
Invenção traz praticidade e mobilidade ao churrasco

Espeto movido a pilha vende em média 500 unidades por mêsUma ideia simples, gerada há pouco tempo, e...

Veja mais
Decoração interativa é tendência neste Natal

Preparativos começam com meses de antecedência e envolvem grandes investimentos para agradar os consumidore...

Veja mais
Campanha de redução do consumo de sal chega ao Paraná

Iniciativa será lançada nesta segunda-feira pela Apras. A loja Condor Nilo Peçanha é o hiper...

Veja mais
Vestuário atrai mais investidores

Com previsão de atingir faturamento de R$ 156,9 bilhões este ano no Brasil, o varejo de vestuário r...

Veja mais
Grupo Guerra vai produzir pão francês no Paraná

Receitas francesas de pães, bolos e biscoitos vão começar a ser feitas em Guarapuava, no Paran&aacu...

Veja mais