Alpargatas aposta na gestão de marcas para ser líder global até 2015

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A Alpargatas quer ser líder global de seu setor até 2015. Para atingir esse objetivo a empresa vem apostando todas suas fichas em seu maior expertise: a gestão de sucesso de marcas como Havaianas, Dupé, Topper, Rainha, Mizuno, Timberland, Sete Léguas, Flecha, Meggashop. A mais recente aquisição da empresa foi da grife Osklen. - "Do ponto de vista estratégico não faria sentido fazer só uma aquisição de uma só empresa. A ideia é crescer neste setor, o crescimento poderá ser orgânico, com mesmos produtos em mesmos locais, ou entrando em novos mercados. Além disso, poderemos entrar em novas categorias de produtos ou até fazer aquisições", disse o presidente da Alpargatas, Marcio Utsch, em uma palestra na Semana Apex Brasil, realizada durante a IV Bienal Brasileira de Design, que aconteceu na última semana na Fundação Vale, na cidade de Belo Horizonte (MG).

A empresa brasileira, controlada pela Camargo Corrêa, acaba de completar 50 anos. A aquisição da Osklen prevê a compra de 60% das ações da grife: 30% agora e 30% em 2013. Oskar Metsavaht continuará no posto de diretor-criativo e com 40% dos negócios. "Sabemos da sua importância na empresa", diz Utsch. A sede da Osklen continuará no Rio de Janeiro, mas operações como contas a pagar e geração de folha de funcionários poderão ser unificadas, de acordo com o executivo.

Na palestra, Utsch reafirmou o sucesso da companhia se deve a inovação, tecnologia, design e comunicação, com produtos que atendem aos desejos de consumidores de todos os perfis. Além disso, as Havaianas se consolidaram como líder na indústria de calçados da América Latina. Segundo o executivo, o que faz sentido para as Havaianas é a combinação improvável da feira com a festa, do simples com a sofisticação, do trabalho para o lazer. Nos anos 90 a marca se reinventou, criando um posicionamento mais ligado a desejo, sendo que a inovação do produto a torna mais atraente, em todos os pontos de contato com o consumidor

"A Havaianas é a 1ª marca brasileira global, foi concebida como sapato barato de um só modelo com 03 cores básicas, isto foi até 1994, quando uma crise nos obrigou a reposicionar a marca", explica. Em 2011 a renda bruta foi de R$ 3,1 bilhões. Atualmente a empresa conta com quase 18 mil funcionários, vendendo mais de 230 milhões de pares em 2011, o que dá 10 pares por segundo. A sandália é considerada a Embaixadora do Brasil no exterior. Hoje são 104 os modelos que estão em 86 países. A forma básica é a mesma conforto e custo-benefício.


Veículo: DCI


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