A marca de massas italiana Campagna está dando os primeiros passos no mercado brasileiro a partir de uma representação exclusiva da Hemmer, empresa sediada em Blumenau (SC). A parceria recém-fechada chega logo depois de a empresa catarinense ter anunciado um acordo para distribuir alimentos da Reckitt Benckiser no Brasil, além de ter comprado 50% da cervejaria Zehn Bier, de Brusque (SC). Após quase um ano de namoro para fechar a representação, a Hemmer venderá nove produtos da Campagna no país, sendo toda a produção importada.
Presente em 70 países, a Campagna é especializada em massas de grano duro de sêmola, produzidas na região de Salerno. Ela concorre mundialmente com a marca de massas Barilla, também italiana, voltada a consumidores de produtos premium, um mercado que a Hemmer entende como em ascensão no país pelo aumento da renda. O foco principal da comercialização no Brasil será o Sudeste e o Sul, regiões que são os principais mercados da Hemmer. A empresa utilizará os mesmos pontos de venda que hoje já usa para os seus demais produtos, como supermercados e empórios.
O câmbio próximo a R$ 2 tem favorecido as parcerias de importação de produtos, mas a Hemmer tenta, em paralelo, também crescer em itens fabricados no país para manter certo equilíbrio. "Apesar do aumento da participação dos importados nos negócios da companhia, cerca de 70% da produção ainda é nacional e a tendência é isso se manter porque não queremos ficar reféns de um índice [câmbio]", disse o presidente da Hemmer, Ericsson Luef. Segundo ele, a parceria integra o plano estratégico de se tornar uma grande empresa do ramo de alimentos e bebidas no Brasil e não só ser conhecida pelas conservas, fabricação que lhe rendeu fama ao longo de quase 100 anos de história. Para este ano, a Hemmer prevê alcançar pela primeira vez um faturamento de três dígitos: R$ 115 milhões. Até o fim do ano, o mix de produtos da empresa chegará próximo a 400 itens.
Veículo: Valor Econômico