Considerado o maior mercado de orgânicos da América do Sul, o Brasil entrou recentemente na rota de países que consomem cada vez mais esses produtos.
Segundo estudo do Projeto Organics Brasil, a venda de orgânicos no País deve crescer 20% no ano de 2012.
De acordo com Mara Cristina de Sousa Miranda, nutricionista responsável pelo projeto e produção do Empório da Papinha, o crescimento é um retrato da preocupação do consumidor com a saúde, mesmo que essa linha de produção tenha, às vezes, preço um pouco maior que os convencionais.
De acordo com a Organics Brasil, somente no Brasil, no ano de 2011, o mercado de alimentos orgânicos movimentou mais de R$ 300 milhões. O projeto destaca ainda que o consumo pode aumentar devido à variedade de lojas e varejistas que estão se especializando no ramo. "Hoje a quantidade de produtos orgânicos no mercado é muito grande. O consumidor tem o poder da escolha e deve optar por aquela que o faz bem, tanto na saúde quanto financeiramente", afirma Mara.
A nutricionista retrata que a realidade brasileira ainda está um pouco atrasada em relação a outros países da Europa e Estados Unidos. Segundo ela, a venda no Brasil se iniciou dez anos depois que os mercados internacionais.
Atualmente no mercado são encontrados desde cereais, carne, frango, toda linha de laticínios e até papinhas e comidinhas para bebês, totalmente orgânicos, além de condimentos e outros produtos de mercearia seca que são comercializados em redes de supermercados e lojas. Alguns produtores/empresas fazem o serviço de entrega domiciliar.
O serviço chegou em Campinas com a marca Empório da Papinha. A primeira loja da franquia na cidade, localizada na Rua Coronel Quirino, 1.355, no Cambuí, tem estacionamento gratuito com manobrista e comercializa alimentos orgânicos congelados para consumo em domicílio.
Franquia
Aline Alquezar, que tem um contrato para instalar franquias da marca na Região Metropolitana de Campinas, sempre trabalhou no mercado financeiro e decidiu largar a área para se tornar empresária. Depois de um longo estudo do setor, ela afirma que os orgânicos são uma oportunidade de crescimento. Segundo a proprietária da unidade, Aline Alquezar, o público campineiro está adequando seu perfil para uma alimentação livre de compostos químicos, no entanto, ela diz que muita gente não sabe o que é alimento orgânico. "As pessoas acham que orgânico é produto integral. Não sabem que orgânico significa que o alimento não tem agrotóxico, conservante, acidulante, que não tem hormônios para o boi crescer mais ou os frangos ficarem mais gordinhos, ainda mais que são características invisíveis a olho nu", comenta.
Aline Alquezar conta que tem uma gama de mais de 80 produtos que atendem desde os 6 meses de idade até a melhor idade. Segundo Aline a principal dúvida dos clientes é se é só papinha, comida para bebês, devido ao nome da loja que remete a essa ideia.
Aline explica que as proprietárias da marca quando lançaram a loja em São Paulo no ano de 2008 tinham como meta o atendimento de crianças, no entanto, a procura foi tão grande por alimentos de adultos que os produtos foram ampliados. "Atendo aqui a mãe que busca praticidade e a que busca uma alternativa saudável de alimento para seu filho longe das papinhas industriais."
O sucesso em pouco mais de um mês já é flagrante, tanto que Aline vai inaugurar no próximo dia 15 de novembro, uma nova unidade da marca na cidade com um quiosque localizado no primeiro piso do Galleria Shopping. O novo espaço do Empório da Papinha, especializada na fabricação de comidas orgânicas congeladas, tem uma área de 6m².
Veículo: DCI