Consumo de orgânicos cresce e mercado tem novas opções

Leia em 3min

Considerado o maior mercado de orgânicos da América do Sul, o Brasil entrou recentemente na rota de países que consomem cada vez mais esses produtos.

Segundo estudo do Projeto Organics Brasil, a venda de orgânicos no País deve crescer 20% no ano de 2012.

De acordo com Mara Cristina de Sousa Miranda, nutricionista responsável pelo projeto e produção do Empório da Papinha, o crescimento é um retrato da preocupação do consumidor com a saúde, mesmo que essa linha de produção tenha, às vezes, preço um pouco maior que os convencionais.

De acordo com a Organics Brasil, somente no Brasil, no ano de 2011, o mercado de alimentos orgânicos movimentou mais de R$ 300 milhões. O projeto destaca ainda que o consumo pode aumentar devido à variedade de lojas e varejistas que estão se especializando no ramo. "Hoje a quantidade de produtos orgânicos no mercado é muito grande. O consumidor tem o poder da escolha e deve optar por aquela que o faz bem, tanto na saúde quanto financeiramente", afirma Mara.

A nutricionista retrata que a realidade brasileira ainda está um pouco atrasada em relação a outros países da Europa e Estados Unidos. Segundo ela, a venda no Brasil se iniciou dez anos depois que os mercados internacionais.

Atualmente no mercado são encontrados desde cereais, carne, frango, toda linha de laticínios e até papinhas e comidinhas para bebês, totalmente orgânicos, além de condimentos e outros produtos de mercearia seca que são comercializados em redes de supermercados e lojas. Alguns produtores/empresas fazem o serviço de entrega domiciliar.
O serviço chegou em Campinas com a marca Empório da Papinha. A primeira loja da franquia na cidade, localizada na Rua Coronel Quirino, 1.355, no Cambuí, tem estacionamento gratuito com manobrista e comercializa alimentos orgânicos congelados para consumo em domicílio.

Franquia

Aline Alquezar, que tem um contrato para instalar franquias da marca na Região Metropolitana de Campinas, sempre trabalhou no mercado financeiro e decidiu largar a área para se tornar empresária. Depois de um longo estudo do setor, ela afirma que os orgânicos são uma oportunidade de crescimento. Segundo a proprietária da unidade, Aline Alquezar, o público campineiro está adequando seu perfil para uma alimentação livre de compostos químicos, no entanto, ela diz que muita gente não sabe o que é alimento orgânico. "As pessoas acham que orgânico é produto integral. Não sabem que orgânico significa que o alimento não tem agrotóxico, conservante, acidulante, que não tem hormônios para o boi crescer mais ou os frangos ficarem mais gordinhos, ainda mais que são características invisíveis a olho nu", comenta.

Aline Alquezar conta que tem uma gama de mais de 80 produtos que atendem desde os 6 meses de idade até a melhor idade. Segundo Aline a principal dúvida dos clientes é se é só papinha, comida para bebês, devido ao nome da loja que remete a essa ideia.

Aline explica que as proprietárias da marca quando lançaram a loja em São Paulo no ano de 2008 tinham como meta o atendimento de crianças, no entanto, a procura foi tão grande por alimentos de adultos que os produtos foram ampliados. "Atendo aqui a mãe que busca praticidade e a que busca uma alternativa saudável de alimento para seu filho longe das papinhas industriais."

O sucesso em pouco mais de um mês já é flagrante, tanto que Aline vai inaugurar no próximo dia 15 de novembro, uma nova unidade da marca na cidade com um quiosque localizado no primeiro piso do Galleria Shopping. O novo espaço do Empório da Papinha, especializada na fabricação de comidas orgânicas congeladas, tem uma área de 6m².



Veículo: DCI


Veja também

Mudança na cobrança de ICMS deve aumentar preço de cosméticos e produtos de higiene

Inclusão de novos itens em regime de substituição tributária do Rio reacende batalha entre e...

Veja mais
Marca de massas italiana Campagna no mercado brasileiro

A marca de massas italiana Campagna está dando os primeiros passos no mercado brasileiro a partir de uma represen...

Veja mais
BRF e Carbery criam joint venture na área de lácteos

Depois de quase um ano de negociações, a BRF - Brasil Foods e o grupo irlandês Carbery anunciaram na...

Veja mais
BRF anuncia joint venture com grupo irlandês

Empresas vão investir US$ 50 milhões em processamento de soro do leite, produto que há até p...

Veja mais
Mercado pet cresce e ganha grife de luxo

De acordo com dados da Abinpet, o Brasil tem cerca de 100 milhões de bichinhos de estimação, sendo ...

Veja mais
Embarques de café caem 10% e produtores enfrentam custo

As exportações brasileiras de café encolheram cerca de 10% até outubro, em relaç&atil...

Veja mais
L’Oréal cresce menos que concorrentes

Vendas no terceiro trimestre foram de ¤ 5,52 bilhões, uma alta de 4,6% sobre 2011 A L’Oréa...

Veja mais
Produtor de café sofre pressão do mercado

A comercialização de café no Brasil está atrasada nesta temporada 2012/13O mês de outu...

Veja mais
Cidades mineiras na mira da VestCasa

Rede especializada em decoração e enxoval para casa pretende chegar a 90 unidades no Estado até 201...

Veja mais