Antes das tradicionais campanhas Liquida Tchê e Liquida Porto Alegre, grandes redes fazem suas próprias liquidações
Depois de outra grandes redes de varejo, como Colombo e Manlec fazerem promoções para limpar os estoques de produtos que ainda restavam do Natal, é a vez do Magazine Luiza realizar nesta sexta-feira a sua ação, chamada de Liquidação Fantástica.
Os consumidores encontrarão descontos de até 70% em eletrodomésticos, eletroeletrônicos, móveis, utilidades domésticas, brinquedos e informática. A promoção antecede as tradicionais campanhas de liquidações que o varejo gaúcho promove em fevereiro, o Liquida Porto Alegre e o Liquida Tchê, cujas datas extas de início ainda não estão confirmadas.
A promoção do Magazine Luiza será realizada entre as 6h e 14h, abrangendo 55 lojas no Rio Grande do Sul. Uma das tradições do evento são as filas que se formam em frente aos estabelecimentos, pois quem é o primeiro a chegar tem direito de escolher com exclusividade o que vai comprar.
— Muitos clientes vêm dormir na fila. Na última edição, vendemos o equivalente a 10 dias normais — afirma Otávio Souza Garcia, gerente de uma das filiais.
Quem for aproveitar a promoção precisa estar preparado para fazer força caso compre algo pesado ou grande, já que as lojas não oferecerão frete.
Embora promoções desse gênero ofereçam percentuais tentadores, Silvio Paixão, especialista em finanças e professor da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi) ressalta que o consumidor precisa estar ficar atento. A cautela é necessária para não comprometer as finanças por um simples impulso de comprar algo.
— O cuidado na hora da compra precisa ser redobrado quando se trata de produtos em exposição. É preciso perguntar ao vendedor se o mesmo possui garantia e lembrar que o defeito, por menor que seja, não pode alterar a funcionalidade do bem — alerta.
COMPRA COM CRITÉRIO
O especialista em finanças Silvio Paixão, da Fipecafi, aponta três perguntas que o consumidor deve se fazer antes comprar em uma liquidação:
— Realmente é preciso fazer a compra deste bem? Comprar por impulso é normal, mas tenha cuidado.
— Você tem como pagar? Cuidado para a oportunidade não se transformar em um pesadelo cercado de juros. Isso pode deixar o produto mais caro do que o valor real.
— Qual o valor normal (fora de promoção) do que pretende comprar? Pesquisar antes de realizar a compra é fundamental para o desconto fazer sentido.
Veículo: Zero Hora - RS