O índice e-flation registrou deflação a deflação de 0,31% em dezembro. O indicador, que mede o comportamento dos preços na internet, reflete aumento de 2,66 pontos percentuais em relação à deflação de 2,97% registrada em igual período no ano passado. No mês anterior, os preços fecharam com queda de 0,34% no comércio eletrônico. No acumulado do ano, o indicador fechou com deflação de 8,60%.
O indicador monitora as variações dos preços de produtos adquiridos on-line e as tendências no varejo de bens e serviços e no mercado de consumo dos produtos de Internet. Os dados, apurados pelo Programa de Administração do Varejo da Fundação Instituto de Administração (Provar/Fia) em conjunto com a Felisoni Consultores Associados, apresentou a maior queda na categoria Livros, que recuou 6,39%. Os produtos eletroeletrônicos e cine e foto , fecharam dezembro com deflação de 3,71% e 1,87%, respectivamente. O grupo eletroportáteis, com 0,69%.
As promoções natalinas influenciaram a queda nos preços de livros no período. Apesar da deflação no índice geral, seis das dez categorias monitoradas pelo e-flation, apresentaram variação positiva. Este comportamento foi atribuído à alta do dólar, que tem impacto significativo sobre vários itens importados, como os perfumes.
O e-flation fechou com elevação nos preços de itens dos grupos perfumes e cosméticos (8,80%) brinquedos (4,31%); telefonia e celulares (1,88%); linha branca (1,76%); informática (1,70%); e Cds e DVDS (0,05%).
Os preços analisados para composição do indicador dezembro foram apurados partir da segunda quinzena de novembro à primeira do mês em referência.
A composição da cesta de produtos avaliada foi alterada com base nas vendas por categoria em 2007 apuradas pela e-bit, empresa especializada em pesquisas de hábitos e tendências do comércio eletrônico. Este conjunto abrange 71,2% dos itens vendidos na internet. A categoria produtos para casa foi substituída pela de eletroportáteis. Foi criado também o grupo cine e foto. Todas as demais categorias de consumo foram revistas. A relação de produtos que compõem as cestas foi ampliada com base nos itens mais vendidos.
Os itens que compõem a cesta de cada uma das categorias são os mais anunciados nos sites mais procurados pelos consumidores. Estes produtos lideram as vendas no comércio eletrônico. A verificação da inflação para automóveis nas vendas on-line é apurada pelos pesquisadores e representa uma base de informações dos sites das montadoras.
Veículo: Gazeta Mercantil